Histórias de vida às margens do rio Paraná

Autores/as

  • Eduardo Romero Oliveira Unesp

Palabras clave:

História, memória

Resumen

Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa histórica sobre o povoamento das margens do Rio Paraná no século XX. Priorizou-se 16 municípios às margens do Rio Paraná, em função do histórico de povoamento e impacto do enchimento do lago da Usina Sérgio Mota. A pesquisa utilizou o método de coleta de histórias de vida, priorizada a entrevista com antigos moradores, trabalhadores na construção da usina e reassentados. As entrevistas permitiram recolher 210 depoimentos sobre: condições humanas de ocupação; o ambiente natural; vida cotidiana; práticas de trabalho rural; e memória do enchimento do lago da usina. Estes resultados subsidiaram a instalação do Museu de Memória Regional (Porto Primavera, SP), com exposição sob nossa curadoria.

Biografía del autor/a

Eduardo Romero Oliveira, Unesp

Graduação em História (Unicamp), Mestre em História Social (USP), Doutor em Filosofia (USP). Atualemten Professor Assistente Doutor na Unesp/História

Publicado

2009-03-12

Cómo citar

OLIVEIRA, E. R. Histórias de vida às margens do rio Paraná. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2275. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.