UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO

Main Article Content

Angela Meneghello Passos
http://orcid.org/0000-0001-8843-9357
Marinez Meneghello Passos
http://orcid.org/0000-0001-8856-5521
Sergio de Mello Arruda
http://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Resumo

Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO. Olhar de Professor, v. 21, n. 1, p. 75-89, 10 jun. 2019.
Seção
Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem
Biografia do Autor

Angela Meneghello Passos, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Londrina, PR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo