A formação nos cursos de licenciatura: subsídios para a articulação entre o perfil do aluno egresso e as propostas curriculares

Main Article Content

Marielda Ferreira Pryjma
Jamile Cristina Ajub Bridi
Silvana Stremel

Resumo

A formação para a docência é o eixo deste estudo. Ele faz parte de uma pesquisa interinstitucional realizada com uma universidade brasileira, uma moçambicana e uma portuguesa. Essa pesquisa teve como intenção compreender os propósitos formativos que estão contidos nos projetos dos cursos que se dispõem a formar o professor que irá atuar na educação básica. A metodologia embasou-se na abordagem qualitativa e os procedimentos envolveram pesquisa teórica e análise documental. A coleta de dados foi realizada nos projetos pedagógicos e as análises se fixaram nos textos que indicam o perfil do aluno egresso. O tratamento dos dados usou a análise de conteúdo e os resultados apontam que os perfis indicados pouco priorizam a formação do professor e camuflam a licenciatura em cursos fortalecidos pelos conhecimentos das áreas específicas. As análises poderão auxiliar as equipes de professores a elaborarem e/ou reestruturarem suas propostas nas instituições de educação superior.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
PRYJMA, M. F.; BRIDI, J. C. A.; STREMEL, S. A formação nos cursos de licenciatura: subsídios para a articulação entre o perfil do aluno egresso e as propostas curriculares. Olhar de Professor, v. 21, n. 1, p. 38-46, 10 jun. 2019.
Seção
Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem
Biografia do Autor

Marielda Ferreira Pryjma, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Líder Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Membro do Comitê Científico da Revista UDZIWI (Universidade Pedagógica de Moçambique), da Revista Iberoamericana de Educación Superior, Comunicações (UNIMEP), da Revista Brasileira de Educação. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores ? RIPEFOR Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e prática docente, desenvolvimento profissional de professores, ensino superior, currículo e pesquisa na prática pedagógica.

Jamile Cristina Ajub Bridi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), no Programa Especial de Formação Pedagógica (PROFOP) e no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Atuou como docente no ensino superior em instituições públicas e particulares e em cursos a distância de formação inicial e continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: graduação, estudantes, formação acadêmica, profissionalização docente, universidade e currículo

Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2016). Mestre em Educação pela UEPG (2011). Licenciada em Pedagogia pela UEPG (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), colaboradora da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), assistente editorial da Revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, membro do Grupo de Pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente - Transmutare (UTFPR) e do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas - GPPEPE (UEPG).