Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção

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Diva Spezia Ranghetti
Verônica Gesser

Resumo

Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizadas, na literatura educacional, nas duas últimas décadas, que discutem o currículo para formação de professores. Em termos de estrutura e de conteúdo as pesquisas apontam que os currículos de formação de professores devem partir da análise da função docente e das tarefas de ensino. Diante disto, pensamos numa proposta curricular que contempla, em sua matriz, os problemas reais do contexto da formação, a pesquisa, o ser humano como construtor da própria história e co-responsável pela formação profissional. Portanto, o currículo vai se compondo ao longo do processo, visto que se faz e se refaz na/pela interação e relações que se estabelecem na/pela história e historicidade dos seres e dos conhecimentos, na medida em que cada ser humano produz a sua vida e sua profissão.

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Detalhes do artigo

Como Citar
RANGHETTI, D. S.; GESSER, V. Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402. Acesso em: 8 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo