CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS

Conteúdo do artigo principal

Elisângela Soares Ribeiro
Irani Parolin Santana
Claudinei de Camargo Sant’Ana

Resumo

O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class no
planejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado de
uma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Curso
de Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelo
relato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pela
metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,
ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nos
conhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam às
necessidades de aprendizagens dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, E. S.; SANTANA, I. P.; SANT’ANA, C. de C. CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 336–350, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Elisângela Soares Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)

Irani Parolin Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET). Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET). Grupo de
Estudos em Educação Matemática (GEEM)

Claudinei de Camargo Sant’Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET). Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET). Grupo de
Estudos em Educação Matemática (GEEM).

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.