Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto (ensaio sobre uma experiência em educação matemática)

Conteúdo do artigo principal

Márcia Souza da Fonseca

Resumo

Este ensaio discute a educação matemática como um aprendizado vinculado ao contínuo de nossas vidas. Um aprendizado pela experiência, pelo expor-se à experiência, pelo experimentar. Este ensaio trata de uma prática educativa chamada Colcha de Retalhos. Estudar matemática a partir da confecção das experiências de cada um de nós. A matemática como mais um elemento em nossas vidas, em nossa forma de pensar. A matemática junto com outros saberes, com nossos saberes, sem o formalismo e o racionalismo soberano que impera em nossas escolas, em grande parte de nossas instituições ocidentais. A Colcha de Retalhos foi uma tentativa de experimentar a liberdade. Uma liberdade histórica, localizada no tempo e no espaço, no próprio ato de ir vivendo a experiência de construir um objeto em função de nossas compreensões e sensibilidades. De ir, no decorrer dos encontros de costura, produzindo significações fluentes, fluidas e, por isso, de ir tramando relações, sejam elas com os conteúdos das outras disciplinas, sejam elas com as nossas próprias vidas, sejam elas, inclusive, com o aprendizado da matemática.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
189
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202627
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DA FONSECA, M. S. Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto (ensaio sobre uma experiência em educação matemática). Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1432. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo