Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto (ensaio sobre uma experiência em educação matemática)

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Márcia Souza da Fonseca

Resumo

Este ensaio discute a educação matemática como um aprendizado vinculado ao contínuo de nossas vidas. Um aprendizado pela experiência, pelo expor-se à experiência, pelo experimentar. Este ensaio trata de uma prática educativa chamada Colcha de Retalhos. Estudar matemática a partir da confecção das experiências de cada um de nós. A matemática como mais um elemento em nossas vidas, em nossa forma de pensar. A matemática junto com outros saberes, com nossos saberes, sem o formalismo e o racionalismo soberano que impera em nossas escolas, em grande parte de nossas instituições ocidentais. A Colcha de Retalhos foi uma tentativa de experimentar a liberdade. Uma liberdade histórica, localizada no tempo e no espaço, no próprio ato de ir vivendo a experiência de construir um objeto em função de nossas compreensões e sensibilidades. De ir, no decorrer dos encontros de costura, produzindo significações fluentes, fluidas e, por isso, de ir tramando relações, sejam elas com os conteúdos das outras disciplinas, sejam elas com as nossas próprias vidas, sejam elas, inclusive, com o aprendizado da matemática.

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Como Citar
DA FONSECA, M. S. Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto (ensaio sobre uma experiência em educação matemática). Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1432. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo