O processo de apropriação da leitura e da escrita no cotidiano de crianças de camada popular: uma abordagem histórico-cultural

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Leila Cristina Borges da Silva

Resumo

O presente texto discute alguns aspectos de minha dissertação de mestrado
enfocando o processo inicial de elaboração das questões da pesquisa: como as crianças
se apropriam das práticas de leitura e de escrita no cotidiano em que vivem? O referencial
teórico da História- Cultural (Chartier, 1996 e Hébrard, 1996) possibilitou entender que
as práticas de leitura e de escrita vivenciadas por crianças de camada popular, são
mediadas, entre outros fatores, pelas experiências orais e compartilhadas, as quais são
vivenciadas por elas dentro ou fora da escola. Desde o processo inicial de elaboração das
questões da pesquisa percebi que os relatos das crianças e de suas famílias estavam
relacionados a um discurso histórico amplo, acerca da leitura, marcado, também por
uma prática religiosa intensa. A pesquisa foi desenvolvida na sala onde atuei como
professora, portanto, estive inserida no processo de ensino-aprendizagem e nas relações
estabelecidas com as crianças naquelas circunstâncias. Dessa forma, assumi a
perspectiva apontada por Certeau (1994) na qual o pesquisador, “mergulhado” na
realidade pesquisada, reconhece-se a si próprio como estando implicado pelos usos do
sujeitos que operam no cotidiano.

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Como Citar
DA SILVA, L. C. B. O processo de apropriação da leitura e da escrita no cotidiano de crianças de camada popular: uma abordagem histórico-cultural. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1446. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo