As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Minha intenção, no presente artigo, é analisar as representações de jovens gaúchas em determinados artefatos culturais midiáticos impressos, os quais podem ser interpelativos, podem governar e subjetivar os sujeitos. Essa análise é realizada na perspectiva dos Estudos Culturais, que consideram a cultura como um dos principais lócus onde são estabelecidas e, ao mesmo tempo, contestadas divisões desiguais próprias das sociedades capitalistas industriais, como as divisões de gerações, de classes, de etnias e de sexo. Nesse campo de estudos, os mencionados artefatos podem ser vistos como uma forma de pedagogia cultural que, no caso da leitura realizada, aponta para o fato de que não se deve ignorar a possibilidade de muitas jovens, inclusive as de nossas escolas, estarem continuamente expostas e, possivelmente, governadas por tais discursos midiáticos. Mostra, também, que é importante desconfiar desses discursos subjetivadores, os quais, ao representar ou narrar, ensinam as jovens a agir e a ser como mostram as representações que delas fazem. Logo, continuar a problematizar olhares produzidos nas culturas pode ser um dos caminhos necessários para compreender os significados de tais representações, a fim de se possa desnaturalizar aquilo que é aceito como verdade.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.