INTERDISCIPLINARIDADE: UMA NOVA ATITUDE DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Celia Maria Haas

Resumo

Este estudo tem como proposição tentar compreender a interdisciplinaridade na prática docente a partir da experiência e dos embates cotidianos vividos na docência e gestão acadêmica da Educação Superior. Os procedimentos metodológicos que nortearam a investigação podem ser definidos como qualitativos, pois perscrutam uma realidade que não pode ser quantificada e responde a questões muito particulares, na tentativa de compreender em pormenor os significados e características situacionais apresentados pelo cotidiano da sala de aula, espaço que nem sempre se submete a medidas quantitativas e que, neste caso, não aceita reduzir-se à operacionalização de variáveis. A interdisciplinaridade aponta para um caminho de ação, do fazer, em que é possível integrar diferentes áreas, contribuindo para a leitura do mundo e de uma nova maneira de produzir conhecimento. Nesse sentido, o texto propõe discutir as seguintes questões: a) O que é interdisciplinaridade? b) existe uma teoria interdisciplinar? c) Quais as possibilidades da interdisciplinaridade na prática? Algumas categorias consideradas fundamentais para a prática interdisciplinar fornecem referências à questão e, partindo do significado da palavra, ampliam a interpretação do seu sentido. Por fim, conclui-se pela possibilidade de vivenciar a interdisciplinaridade, importando falar em práticas, não mais em prática. Desse modo, cumpre destacar o reconhecimento de que a prática interdisciplinar contribui para a docência comprometida com a qualidade do ensino. Portanto, o objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade pode questionar não só as práticas tradicionais, mas também as inovadoras.


Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,343
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202692
|

Detalhes do artigo

Como Citar
HAAS, C. M. INTERDISCIPLINARIDADE: UMA NOVA ATITUDE DOCENTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1481. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo