INTERDISCIPLINARIDADE: UMA NOVA ATITUDE DOCENTE

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Celia Maria Haas

Resumo

Este estudo tem como proposição tentar compreender a interdisciplinaridade na prática docente a partir da experiência e dos embates cotidianos vividos na docência e gestão acadêmica da Educação Superior. Os procedimentos metodológicos que nortearam a investigação podem ser definidos como qualitativos, pois perscrutam uma realidade que não pode ser quantificada e responde a questões muito particulares, na tentativa de compreender em pormenor os significados e características situacionais apresentados pelo cotidiano da sala de aula, espaço que nem sempre se submete a medidas quantitativas e que, neste caso, não aceita reduzir-se à operacionalização de variáveis. A interdisciplinaridade aponta para um caminho de ação, do fazer, em que é possível integrar diferentes áreas, contribuindo para a leitura do mundo e de uma nova maneira de produzir conhecimento. Nesse sentido, o texto propõe discutir as seguintes questões: a) O que é interdisciplinaridade? b) existe uma teoria interdisciplinar? c) Quais as possibilidades da interdisciplinaridade na prática? Algumas categorias consideradas fundamentais para a prática interdisciplinar fornecem referências à questão e, partindo do significado da palavra, ampliam a interpretação do seu sentido. Por fim, conclui-se pela possibilidade de vivenciar a interdisciplinaridade, importando falar em práticas, não mais em prática. Desse modo, cumpre destacar o reconhecimento de que a prática interdisciplinar contribui para a docência comprometida com a qualidade do ensino. Portanto, o objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade pode questionar não só as práticas tradicionais, mas também as inovadoras.


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Como Citar
HAAS, C. M. INTERDISCIPLINARIDADE: UMA NOVA ATITUDE DOCENTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1481. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo