INTERDISCIPLINARIDADE: UMA NOVA ATITUDE DOCENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como proposição tentar compreender a interdisciplinaridade na prática docente a partir da experiência e dos embates cotidianos vividos na docência e gestão acadêmica da Educação Superior. Os procedimentos metodológicos que nortearam a investigação podem ser definidos como qualitativos, pois perscrutam uma realidade que não pode ser quantificada e responde a questões muito particulares, na tentativa de compreender em pormenor os significados e características situacionais apresentados pelo cotidiano da sala de aula, espaço que nem sempre se submete a medidas quantitativas e que, neste caso, não aceita reduzir-se à operacionalização de variáveis. A interdisciplinaridade aponta para um caminho de ação, do fazer, em que é possível integrar diferentes áreas, contribuindo para a leitura do mundo e de uma nova maneira de produzir conhecimento. Nesse sentido, o texto propõe discutir as seguintes questões: a) O que é interdisciplinaridade? b) existe uma teoria interdisciplinar? c) Quais as possibilidades da interdisciplinaridade na prática? Algumas categorias consideradas fundamentais para a prática interdisciplinar fornecem referências à questão e, partindo do significado da palavra, ampliam a interpretação do seu sentido. Por fim, conclui-se pela possibilidade de vivenciar a interdisciplinaridade, importando falar em práticas, não mais em prática. Desse modo, cumpre destacar o reconhecimento de que a prática interdisciplinar contribui para a docência comprometida com a qualidade do ensino. Portanto, o objetivo é mostrar que a interdisciplinaridade pode questionar não só as práticas tradicionais, mas também as inovadoras.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.