A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os objetivos deste artigo são descrever e analisar episódios que apontam a importância do vídeo e da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados. O artigo é parte dos dados provenientes da pesquisa de campo de uma tese de doutorado. Os fundamentos teórico-metodológicos da tese estiveram pautados na etnografia. A pesquisa de campo foi realizada no período de um ano com filmagens das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio de uma escola de Hospital Filantrópico na cidade de Salvador-Bahia. O que foi possível verificar é que a literatura infantil e os vídeos produzidos nas salas de aulas do hospital, foram recursos expressivos para as crianças e adolescentes hospitalizados compartilharem dores, alegrias, conhecimentos e repensarem sobre suas condições de vida e de internação. O trabalho com as artes em geral possibilitou compreender o papel dessas diferentes linguagens na escola do hospital como recursos utilizados na inclusão de crianças e adolescentes nas atividades. Também possibilitou entender a forma com a qual as crianças e adolescentes queriam agir, não somente como usuários do serviço de saúde e educação, mas transformadores da realidade e do cotidiano hospitalar.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.