DOCÊNCIA ON-LINE: UM DESAFIO A ENFRENTAR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.095109

Conteúdo do artigo principal

Lúcia Regina Goulart Vilarinho
Lana Lobo da Silva Ganga

Resumo

Este artigo focaliza o desafio da docência online
a partir de quatro indagações: (a) Que implicações
se derivam do fenômeno da cibercultura para a prática
docente? (b) Por que a docência em ambientes virtuais
de aprendizagem ganha outras dimensões? (c) O que se
espera de um docente no ensino online? (d) É necessária
uma formação específica para a realização da docência
online? A discussão destina-se sobretudo a professores
que estão no processo de migração do ensino presencial
para o online, ou mesmo aos que já perceberam a tendência
da não-separação entre essas duas modalidades
educacionais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
VILARINHO, L. R. G.; GANGA, L. L. da S. DOCÊNCIA ON-LINE: UM DESAFIO A ENFRENTAR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.095109. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 95–109, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.095109. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1564. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Universidade Estácio de Sá

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estácio de Sá. Publicou 9 artigos em periódicos, 4 capítulos de livros e 30 trabalhos em anais de eventos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, educação a distância, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.