Ensino remoto em tempos de pandemia: relatos de docentes de cursos de Relações Públicas no Brasil

Main Article Content

Maria Aparecida Ferrari
https://orcid.org/0000-0001-6873-6071
Karina Ferrara Barros
https://orcid.org/0000-0001-7243-4375

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar as dificuldades enfrentadas pelos docentes de cursos de Relações Públicas no Brasil com o ensino remoto no período da pandemia, uma vez que o isolamento social para conter o avanço da Covid-19 obrigou as IES e escolas que rapidamente adaptassem os conteúdos das disciplinas para o ensino remoto com o uso da tecnologia digital. Foram coletadas opiniões de 121 docentes por meio de uma sondagem e os resultados foram agrupados em quatro temas relacionados às dificuldades dos docentes: a)(des)conhecimento e adaptação ao uso das ferramentas digitais, b)(des)interesse e posicionamento dos alunos ao ensino remoto, c)atuação dos docentes no ambiente residencial, e d)ausência de capacitação e/ou orientação das IES aos docentes. Concluiu-se que, apesar das dificuldades enfrentadas, os docentes exerceram papel fundamental na continuidade das aulas dos cursos de Relações Públicas mesmo com o acúmulo de tarefas laborais, domésticas e familiares.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
FERRARI, M. A.; FERRARA BARROS, K. Ensino remoto em tempos de pandemia: relatos de docentes de cursos de Relações Públicas no Brasil. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-9, 29 maio 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Maria Aparecida Ferrari, ECA-USP/Docente

Professora Associada I da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) nos Programas de Pós-graduação e Graduação. Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estudos na Universidade de Maryland (EUA). Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi.

Karina Ferrara Barros, Universidade de São Paulo - ECA/USP

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).