Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social

Conteúdo do artigo principal

Paulo Roberto Teixeira Kanashiro
https://orcid.org/0000-0002-0010-2184

Resumo

O objetivo deste ensaio é propor uma reflexão sobre a implementação do Centro de Mídias SP pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como forma de garantir o ensino na rede pública durante o período de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19. Defendemos que privilegiar a utilização de plataformas digitais que exigem a posse de dispositivos tecnológicos, como os smartphones, sem, ao mesmo tempo, oferecer tais dispositivos, é desconhecer ou desprezar completamente a realidade dos alunos e das alunas da rede pública, que em sua grande maioria são vítimas da exclusão social, da qual a exclusão digital é uma de suas formas. Tal medida viola o princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação pública, pois desconsidera os efeitos da desigualdade e da exclusão, acentuando ainda mais a injustiça social e a iniquidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TEIXEIRA KANASHIRO, P. R. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–9, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16145.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16145. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Paulo Roberto Teixeira Kanashiro, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus Presidente Prudente

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Professor de Filosofia na Rede Pública do Estado de São Paulo.