O amor x o ódio: a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o desassossego dos neofascistas no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Maria Eloá Gehlen

Resumo

Este trabalho reflete a atualidade do pensamento de Paulo Freire e a contraposição ao movimento neofascista no Brasil no século XXI. Por que tanto ódio quando as palavras de Freire conduzem ao amor? O objetivo é clarear os desassossegos que os conceitos, ideias, obras e práticas educacionais de Freire provocam nos seus opositores de extrema-direita. A metodologia consiste em duas histórias de vida com uma professora Freireana e com um cidadão que apoiou o fascismo italiano quando jovem e que, hoje, vive no Brasil. Também foi efetuada uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam ao desconhecimento da obra desse educador brasileiro por quem o critica, assim como o descortinar de pessoas que se identificam com ideais fascistas como quem se sente inferiorizado intelectualmente e, assim, cultiva o ódio. Um fator que traz esperança é o surgimento de movimentos antifascistas, responsáveis por manifestações públicas de movimentos sociais populares e do movimento Antifa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GEHLEN, M. E. O amor x o ódio: a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o desassossego dos neofascistas no Brasil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16671.209209229053.0817. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16671. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Maria Eloá Gehlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (UFRGS), especialista em Educação Inclusiva e Ciências Penais, Graduação em Direito e Pedagogia. Professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, PR.