O pensamento de Paulo Freire expresso na obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos
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Resumo
Por intermédio da análise e reflexão da obra Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, de Paulo Freire, o estudo propõe-se discutir, em caráter introdutório, sobre assuntos vigentes e pertinentes na realidade brasileira, como formação de consciência democrática e ética, ante discursos antidemocráticos e da subordinação à “ética” do mercado; história como possibilidade, em contraposição a história como determinismo; e a necessária leitura e uso críticos da tecnologia e meios de comunicação ante a globalização neoliberal atrelada aos seus discursos ideológicos. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, dando destaque ao livro supracitado, sem omitir, contudo, seu diálogo e coerência com os escritos de Freire no decurso de sua obra. Depreende-se nestes escritos de Freire provocação à indispensável leitura da realidade e seus temas vigentes, complexos, em sua relação com os conteúdos curriculares como imprescindíveis à inserção na história na qualidade de presença ativa.
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