Diretrizes curriculares para a formação de professores: a práxis freiriana em perspectiva

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Ferreira Esteves Campos
https://orcid.org/0000-0002-2023-0714

Resumo

Este artigo aborda a formação docente, com o objetivo de apresentar considerações sobre os pressupostos que embasam as indicações de atividades práticas nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores nos cursos de licenciatura. Com base nos referenciais de Freire, discute-se a histórica dissociação entre teoria e prática, concluindo que predominam, nas Diretrizes Curriculares, abordagens utilitaristas e pragmáticas que se afastam de uma formação emancipatória. Assumir a práxis como categoria central na formação docente potencializa o engajamento de estudantes e docentes na luta por mudanças efetivas, tendo em vista um projeto de educação mais humanizado, democrático e ético.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPOS, E. F. E. . Diretrizes curriculares para a formação de professores: a práxis freiriana em perspectiva. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16760.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16760. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo-USP. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP.