A participação de alunos e a metodologia de projetos: percepção de gestores e professores sobre o programa A União Faz a Vida

Conteúdo do artigo principal

Mestre Gislaine Lisboa Pondé
https://orcid.org/0000-0002-4167-8665
Dr. Evando Carlos Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5407-7930

Resumo

O objetivo do presente texto foi identificar as percepções de gestores e professores de Educação Física, das escolas públicas de Nova Mutum - MT, quanto à participação dos alunos nos projetos desenvolvidos a partir da metodologia do Programa A União Faz a Vida, com vistas a validar esta prática pedagógica em âmbito escolar. Esta pesquisa, qualitativa e descritiva, teve a participação de cinco escolas públicas que atendem alunos a partir do 5º ano, etapa na qual há a atuação do professor de Educação Física. Foram entrevistados um gestor de cada unidade e todos os professores desta disciplina que desenvolveram projetos no triênio 2016-2018. A análise de conteúdo identificou que a participação dos alunos foi eminente, evidenciando o valor pedagógico da metodologia, a qual oportuniza e provoca o engajamento dos alunos no processo de construção do conhecimento, bem como a cooperação e a conexão com a realidade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PONDÉ, G. L.; MOREIRA, E. C. A participação de alunos e a metodologia de projetos: percepção de gestores e professores sobre o programa A União Faz a Vida. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.18108.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18108. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestre Gislaine Lisboa Pondé, Prefeitura Municipal de Nova Mutum, MT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Professora de Rede Pública Municipal de Nova Mutum, MT.

Dr. Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

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