A participação de alunos e a metodologia de projetos: percepção de gestores e professores sobre o programa A União Faz a Vida

Conteúdo do artigo principal

Mestre Gislaine Lisboa Pondé
https://orcid.org/0000-0002-4167-8665
Dr. Evando Carlos Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5407-7930

Resumo

O objetivo do presente texto foi identificar as percepções de gestores e professores de Educação Física, das escolas públicas de Nova Mutum - MT, quanto à participação dos alunos nos projetos desenvolvidos a partir da metodologia do Programa A União Faz a Vida, com vistas a validar esta prática pedagógica em âmbito escolar. Esta pesquisa, qualitativa e descritiva, teve a participação de cinco escolas públicas que atendem alunos a partir do 5º ano, etapa na qual há a atuação do professor de Educação Física. Foram entrevistados um gestor de cada unidade e todos os professores desta disciplina que desenvolveram projetos no triênio 2016-2018. A análise de conteúdo identificou que a participação dos alunos foi eminente, evidenciando o valor pedagógico da metodologia, a qual oportuniza e provoca o engajamento dos alunos no processo de construção do conhecimento, bem como a cooperação e a conexão com a realidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PONDÉ, G. L.; MOREIRA, E. C. A participação de alunos e a metodologia de projetos: percepção de gestores e professores sobre o programa A União Faz a Vida. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.18108.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18108. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestre Gislaine Lisboa Pondé, Prefeitura Municipal de Nova Mutum, MT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Professora de Rede Pública Municipal de Nova Mutum, MT.

Dr. Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997.

DEWEY, J. Vida e educação: a criança e o programa escolar, interesse e esforço. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREINET, É. Itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KILPATRICK, W. H. The Project method. Nova Iorque: Columbia University Teachers College, 1918.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma sociedade em transformação. Petrópolis: Vozes, 2011.

SANTOME, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SICREDI. Caderno didático para assessores pedagógicos: formação de gestores escolares. S/L, S/D.

SICREDI. Conhecendo o Programa a União Faz a Vida. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2008.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida: estruturas e práticas formativas. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019a.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida: fundamentos teóricos e metodológicos. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019b.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida. Rede de compromisso. 2019. Disponível em: http://www.auniaofazavida.com.br/oPrograma_rededecompromisso. Acesso em: 15 maio 2019.

TORRES, R. M. A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. In: Centro De Estudos E Pesquisas Em Educação, Cultura E Ação Comunitária – CENPEC. Muitos lugares para aprender. São Paulo: CENPEC/ Fundação Itaú Social/UNICEF, 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997.

DEWEY, J. Vida e educação: a criança e o programa escolar, interesse e esforço. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREINET, É. Itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KILPATRICK, W. H. The Project method. Nova Iorque: Columbia University Teachers College, 1918.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma sociedade em transformação. Petrópolis: Vozes, 2011.

SANTOME, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SICREDI. Caderno didático para assessores pedagógicos: formação de gestores escolares. S/L, S/D.

SICREDI. Conhecendo o Programa a União Faz a Vida. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2008.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida: estruturas e práticas formativas. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019a.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida: fundamentos teóricos e metodológicos. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019b.

SICREDI. Programa A União Faz a Vida. Rede de compromisso. 2019. Disponível em: http://www.auniaofazavida.com.br/oPrograma_rededecompromisso. Acesso em: 15 maio 2019.

TORRES, R. M. A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. In: Centro De Estudos E Pesquisas Em Educação, Cultura E Ação Comunitária – CENPEC. Muitos lugares para aprender. São Paulo: CENPEC/ Fundação Itaú Social/UNICEF, 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.