La participación de los alumnos y la metodologia de proyectos: percepción de los gestores y profesores sobre el Programa A União Faz a Vida
Contenido principal del artículo
Resumen
The purpose of this text was to identify the perceptions of managers and Physical Education teachers of public schools in Nova Mutum - MT, regarding the participation of students in projects developed from the perspective of the methodology of Programa A União Faz a Vida, in order to validate this pedagogical practice in the school environment. This qualitative and descriptive research had the participation of five public schools that accept students from the 5th grade on, a stage in which the Physical Education teacher is required. A manager of each unit and all teachers of this subject who developed projects in the triennium 2016-2018 were interviewed. The content analysis identified that the students participation was eminent, highlighting the pedagogical value of the methodology, which provides and provokes the engagement of students in the process of knowledge construction, as well as the cooperation and the connection with the reality.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997.
DEWEY, J. Vida e educação: a criança e o programa escolar, interesse e esforço. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREINET, É. Itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KILPATRICK, W. H. The Project method. Nova Iorque: Columbia University Teachers College, 1918.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma sociedade em transformação. Petrópolis: Vozes, 2011.
SANTOME, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
SICREDI. Caderno didático para assessores pedagógicos: formação de gestores escolares. S/L, S/D.
SICREDI. Conhecendo o Programa a União Faz a Vida. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2008.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida: estruturas e práticas formativas. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019a.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida: fundamentos teóricos e metodológicos. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019b.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida. Rede de compromisso. 2019. Disponível em: http://www.auniaofazavida.com.br/oPrograma_rededecompromisso. Acesso em: 15 maio 2019.
TORRES, R. M. A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. In: Centro De Estudos E Pesquisas Em Educação, Cultura E Ação Comunitária – CENPEC. Muitos lugares para aprender. São Paulo: CENPEC/ Fundação Itaú Social/UNICEF, 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997.
DEWEY, J. Vida e educação: a criança e o programa escolar, interesse e esforço. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ELIAS, M. D. C. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREINET, É. Itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KILPATRICK, W. H. The Project method. Nova Iorque: Columbia University Teachers College, 1918.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma sociedade em transformação. Petrópolis: Vozes, 2011.
SANTOME, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
SICREDI. Caderno didático para assessores pedagógicos: formação de gestores escolares. S/L, S/D.
SICREDI. Conhecendo o Programa a União Faz a Vida. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2008.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida: estruturas e práticas formativas. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019a.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida: fundamentos teóricos e metodológicos. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019b.
SICREDI. Programa A União Faz a Vida. Rede de compromisso. 2019. Disponível em: http://www.auniaofazavida.com.br/oPrograma_rededecompromisso. Acesso em: 15 maio 2019.
TORRES, R. M. A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. In: Centro De Estudos E Pesquisas Em Educação, Cultura E Ação Comunitária – CENPEC. Muitos lugares para aprender. São Paulo: CENPEC/ Fundação Itaú Social/UNICEF, 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.