Estudo sobre a presença do tema “transtorno do espectro do autismo (TEA)” nos currículos de graduação em pedagogia
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Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar a presença da temática “transtorno do espectro do autismo (TEA)” nos conteúdos programáticos das disciplinas de graduação dos cursos de pedagogia e extrair, por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), as diversas compreensões concernentes ao tema nesses currículos. Para tanto, foram estudadas as ementas das disciplinas dos currículos de graduação em pedagogia de três Instituições de Ensino Superior do município de São Paulo. A partir do procedimento de análise três categorias foram formuladas: aspectos legislativos do TEA; aspectos médico-psicológicos do TEA e aspectos subjetivos do TEA. Foi possível apreender a prevalência, na abordagem ao tema proposta pelas disciplinas, dos aspectos legislativos – que fazem referência à presença da legislação e documentos normativos - e médico-psicológicos – categoria na qual prepondera a definição diagnóstica e de desenvolvimento humano.
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