Relatos docentes de práticas educativas para inclusão na pandemia: experiências na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O cotidiano desta pesquisa aconteceu com as/os docentes que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, especificamente em turmas com estudantes com deficiência(s). Nesse cotidiano, buscamos “compreender as práticas educativas das/os docentes para a inclusão de estudante com deficiência(s) na pandemia da covid-19”. Pensamos a pesquisa a partir da epistemologia da prática e, em termos metodológicos, optamos por pesquisar a experiência docente. Para operacionalizar a pesquisa, conversamos com as/os docentes via aplicativo WhatsApp e solicitamos a elas/es que compartilhassem suas experiências por meio de um formulário online, organizado em tópicos abertos sobre a atuação docente para a inclusão das/os estudantes durante a pandemia. Destacamos como resultados desta pesquisa potencialidades – múltiplas inventividades docentes para a inclusão das/os estudantes com deficiência(s) mediadas com os usos das tecnologias digitais; e despotencialidades – aprofundamento da precarização do trabalho docente, ausência de formação continuada e de políticas públicas para a inclusão na pandemia.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BASSANI, Patrícia B. Scherer; MAGNUS, Emanuele Biolo. Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In: SANTOS, Edméa O.; SAMPAIO, Fábio F.; PIMENTEL, Mariano (org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/curadoria
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, seção 1, p. 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 3 abr. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em: Acesso em 3 abr. 2021.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Multiletramentos e informática na escola. In: SANTOS, Edméa Oliveira; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio Ferrentini (org.). Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.2) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/multiletramentos
CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 360-374. jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8134/5685. Acesso em: 29 jun. 2021.
CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Formação do educador no curso de pedagogia: a educação especial. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, p. 29-40, Sept. 1998. Disponível em:
CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, nov. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/atividadesautorais/. Acesso em: 17 de abril de 2021.
COLACIQUE, Rachel Capucho. Acessibilidade para surdos, na cibercultura: os cotidianos nas redes e na educação superior online. Dissertação (Mestre em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 164, 2013. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2009_1-560-ME.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
COLACIQUE, Rachel Capucho. Visualidades surdas na cibercultura: aprendizagens em rede. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 242, 2018. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/1739142009_1-560-DO.pdf . Acesso em: 20 jun. 2021.
D’ÁVILA, Cristina; MASSA, Monica; XAVIER, Antonete. Mediação didática lúdica no contexto da informática na educação. In: SANTOS, Edméa Oliveira; SAMPAIO, Fábio Ferrentini; PIMENTEL, Mariano (org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/mediacao-didatica-ludica
D’ÁVILA, Cristina; SONNEVILLE, Jacques. Trilhas percorridas na formação de professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: D’ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 23-44.
FERNANDES, Terezinha; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Edméa. Educação a distância: multiletramentos e linguagens multimodais. Cuiabá – MT: EdUFMT, 2020.
GLAT, Rosana; ESTEF, Suzanli. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p.157-170, jan.-dez., 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/C96ZQ9VXVPKRdmHjf4LSCht/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 29 jun. de 2021.
JOSSO, Marie Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, v. 30, n. 63, p. 413-438, 2007. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acessado em: 29 jan. de 2021.
KEMP, Simon. Digital 2021: Global Overview Report. DataReportal, 2021. Disponível: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report Acesso em: 12 jun. 2021
LEMOS, André. Prefácio. In: BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 15-21.
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, Líber Livro, 2006.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo, diversidade e equidade: luzes para uma educação intercrítica. Salvador: EdUFBA, 2007.
MACEDO, Roberto Sidnei. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTE Álamo (org.). Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador, EDUFBA, p. 75-125, 2009.
MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba, PR: CRV, 2015.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios/Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, n. 32, dezembro, 2016.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. Disponível em:
NOUJAIM, Jehane; AMER, Karim. Privacidade hackeada. Documentário, Netflix, 2019.
ORLOWSKI, Jeff; COOMBE, Davis; CURTIS, Vickie. Dilemas da rede social. Documentário, Netflix, 2020.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, jun. 2020b. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/02/aprendizagem-em-rede. Acesso em: 17 de abril de 2021.
PIMENTEL, Mariano; ARAÚJO, Renata. Há conversação em sua aula online? SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/conversacaoonline/. Acesso em 22 jun. 2021.
PLETSCH, Márcia Denise. O que há de especial na Educação Especial brasileira? Momento - Diálogos em Educação, v. 29, p. 57-71, 2020.
PEREIRA, J. A.; SARAIVA, J. M. Trajetória histórico-social da população deficiente: da exclusão à inclusão social. SER Social, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 168–185, 2017. DOI: 10.26512/ser_social.v19i40.14677. Disponível em:
REDIG, A. G; MASCARO, C. A. A exclusão e seus desdobramentos oriundos de uma pandemia: reflexões para a construção de uma escola inclusiva. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial, p. 139–156, jun.-out. 2020. Disponível em:
RIO DE JANEIRO (Estado). Deliberação CEE N° 376, de 23 de março de 2020. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 25 mar. 2020b, p. 15-16. Disponível em: http://www.cee.rj.gov.br/deliberacoes/D_2020-376.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araújo de. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, Brasil, 2017. Disponível em:
SACCOL, Lilian Roberta Ilha; VIANNA, Clecimara; PAVÃO, Silvia Maria de Oliveira. Negligência familiar: implicações na aprendizagem escolar de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 22 jun. 2021.
SANTOS, Edméa. O ensino híbrido como “a bola da vez”: vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 22 jun. 2021.
SANTOS, Rose; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; MADDALENA, Tania Lúcia. Conversas ubíquas via WhatsApp: ambiências formativas multirreferenciais. In: PORTO, Cristina; OLIVEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Ilhéus, Bahia: Ed. UESC, 2017. p. 197-218.
SILVA, Marco. Interatividade na educação híbrida. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa; SAMPAIO, Fábio Ferrentini (orgs.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 (Série Informática na Educação, v.3). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/interatividade
SOARES, Vilma. Um novo olhar sobre a inclusão na pandemia. Diversa – Educação Inclusiva na Prática, 2020. Disponível em: https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/um-novo-olhar-sobre-a-inclusao-na-pandemia/. Acesso em 2 jul. 2021.
SOUZA, Elizeu Clementino de. História de vida e práticas de formação: escrita de si e cotidiano escolar. In: Ministério da Educação; Secretaria de Educação à Distância: Histórias de vida e formação de professores. Brasília: Programa Salto para o futuro, Boletim 1, p. 3-14, 2007.
TOZONI-REIS, Marília Freiras de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 3, p.17-37, 2010, p.142. Disponível em:
YAMAGUTI, Bruna. Inclusão on-line: os desafios educacionais dos alunos especiais. Correio Brasiliense, 2021. Disponível em: