Relatos docentes de práticas educativas para inclusão na pandemia: experiências na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

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Renan Lobato de Sá
https://orcid.org/0000-0002-8590-3457
Felipe Carvalho
https://orcid.org/0000-0001-7398-6171
Rachel Colacique

Resumo

O cotidiano desta pesquisa aconteceu com as/os docentes que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, especificamente em turmas com estudantes com deficiência(s). Nesse cotidiano, buscamos “compreender as práticas educativas das/os docentes para a inclusão de estudante com deficiência(s) na pandemia da covid-19”. Pensamos a pesquisa a partir da epistemologia da prática e, em termos metodológicos, optamos por pesquisar a experiência docente. Para operacionalizar a pesquisa, conversamos com as/os docentes via aplicativo WhatsApp e solicitamos a elas/es que compartilhassem suas experiências por meio de um formulário online, organizado em tópicos abertos sobre a atuação docente para a inclusão das/os estudantes durante a pandemia. Destacamos como resultados desta pesquisa potencialidades – múltiplas inventividades docentes para a inclusão das/os estudantes com deficiência(s) mediadas com os usos das tecnologias digitais; e despotencialidades – aprofundamento da precarização do trabalho docente, ausência de formação continuada e de políticas públicas para a inclusão na pandemia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LOBATO DE SÁ, R.; CARVALHO, F.; COLACIQUE, R. . Relatos docentes de práticas educativas para inclusão na pandemia: experiências na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18411.085. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18411. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Renan Lobato de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduado em Pedagogia UERJ/Cederj/UAB. Professor de educação infantil e ensino fundamental do município de Angra dos Reis.

Felipe Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ. 

Rachel Colacique, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ. 

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