Profissionais de apoio à inclusão escolar: motivos para demandas e atribuições
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A literatura recomenda diferentes profissionais para compor as redes de apoio à inclusão escolar e, no Brasil, nota-se a crescente demanda, por parte de familiares e educadores, do denominado Profissional de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE). O presente estudo teve como finalidade descrever e analisar motivos alegados nas demandas por PAIE nas escolas para apoiar estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). O método multicasos envolveu 30 PAIE de cinco municípios de dois estados brasileiros (três do Estado da Bahia e dois do Estado de São Paulo). Os resultados evidenciaram cinco categorias de justificativas, a saber: 1) promover participação e aprendizagem dos estudantes PAEE; 2) prover suporte em casos de estudantes PAEE com comportamentos desafiadores; 3) prover suporte pedagógico às necessidades de estudantes com impedimentos motores; 4) prover suporte nos cuidados pessoais básicos (higiene pessoal, locomoção e alimentação) e; 5) prover suporte para evitar que o estudante PAEE atrapalhe sua turma, retirando-o da sala de aula. Conclui-se que algumas dessas justificativas são justificadas, enquanto que outras encobrem mecanismos de exclusão e políticas de barateamento dos suportes profissionais, e que a judicialização das demandas pode estar contribuindo para assim as manter.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.