Ler e escrever na academia: um relato de experiência com o gênero podcast

Conteúdo do artigo principal

Me. Roberto Barbosa Costa Filho
https://orcid.org/0000-0003-3339-0124
Dr.ª Elizabeth Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-1355-493X

Resumo

Este relato objetiva apresentar o processo de didatização do gênero podcast na disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I, ministrada para alunos do curso de Matemática de uma universidade pública brasileira. Para isso, inicialmente, são discutidos alguns apontamentos teóricos acerca da leitura e da escrita em contexto acadêmico. Em seguida, são relatados alguns aspectos metodológicos e didáticos que contextualizam a experiência com a leitura e a produção de textos do gênero podcast, especialmente com vistas à abordagem de três modelos de ensino de escrita acadêmica – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998, 2014). Essa vivência demonstra um processo didático que considera a comunidade acadêmica na qual os alunos ingressam e contempla as perspectivas textual, retórica, linguística e ideológica necessárias para a leitura e a produção do texto do gênero podcast.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA FILHO, R. B.; SILVA, E. M. da. Ler e escrever na academia: um relato de experiência com o gênero podcast. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20184. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Me. Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande - UEPB/UFCG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Professor substituto no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.  

Dr.ª Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.com, [s. l.], n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217/2916. Acesso em: 05 jun. 2021.

CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 10, n. 4, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 21 dez. 2021.

FISCHER, A. Letramentos acadêmicos: (re)contextualizações e sentidos. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 94-104. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/iempthp58c46oyv/Tecnologias_digitais_e_escola.pdf?dl=0. Acesso em: 08 set. 2021.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 1, p. 79-93, jan/abr, 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349. Acesso em: 03 set. 2021.

IVANIC, R. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education, v. 18, n. 3, 2004. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71299.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 [2014].

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.

LEA, M.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez., 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407/ 95916. Acesso em: 21 nov. 2020.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: Um Antípoda Radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXIX, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Apresentação: Vinícius Purgato e Adriana Almeida. Convidados: Alexandre Monteiro da Silva e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. [S. l.]: Olhar Contemporâneo, 03 mai. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7qlDxPuqbsAK4MuvtxUVTh?si=NyHYzj7JSOeuO0dmCl9sWQ&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Apresentação: Raquel Melo. Convidadas: Sylvie Klein e Ana Paula Corti. [S. l.]: Rackeando, 19 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4A0IHoWPWrNwiPWiSlBAXJ?si=X9NAlz5-RzGXK3i8LpFUYg&utm_source=copy-link. Acesso em: 05 jun. 2021.

PRIMO, A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, p. 64-87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 8 nov. 2022.

VIEIRA, F. E.; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.