Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura

Conteúdo do artigo principal

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo
https://orcid.org/0000-0003-4795-2693
Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-8116-7405
Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins
https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

Resumo

A partir do tema inclusão de estudante com autismo no ensino regular e contribuições do plano educacional individualizado, o presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre inclusão escolar, plano educacional individualizado (PEI) e desenvolvimento de competências e habilidades de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular. Acredita-se que a criança com TEA tem o direito de construir aprendizagem e não apenas ser inserida em sala de aula sem um planejamento pedagógico adequado, que considere suas habilidades, suas dificuldades e necessidades. Para identificar achados de estudos já realizados sobre esse tema, foi realizada uma revisão integrativa da literatura na base de dados Scielo e no Google Acadêmico. A investigação revelou que a escola regular ainda necessita de adaptações curriculares para que a inclusão aconteça de fato. Frente a essa discussão, evidenciou-se a importância do uso do PEI para o processo de inclusão na escola regular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMBO, R. W.; ALMEIDA, L. R. de; MARTINS, R. L. . Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20342. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale(2007), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu pela Faculdade do Noroeste de Minas(2009) e especialização em habilitação magistério pela Escola Estadual de 1º e 2º graus José de Alencar(1999). Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Educação.

Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Universidade La Salle - Unilasalle/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

Referências

BASSI, T. M. dos S.; BRITO, V. M. de; NERES, C. C. O Plano Educacional Individualizado e a Escolarização dos Alunos com Deficiência Intelectual: Políticas e Práticas, Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1015-1034, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Último acesso em 06 jul. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 11/10/2021.

BRASIL, Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Presidência da República, Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12764.htm. Acessado em: 11/10/2021.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796. Acessado em: 11/10/2021.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 03/11/2021.

COSTA, D. S. Plano Educacional Individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2016.

MICCAS, C. et al. Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com transtornos do espectro do autismo. Rev. Psicopedagogia, [S. l.], p. 3-10, 2014.

PEREIRA, D. M. Análise dos efeitos de um Plano Educacional Individualizado no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com transtorno do espectro autista. Orientador: Profª Drª Débora Regina Paula Nunes. 2014. 181 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/metodologia-do-trabalho-cientifico-metodos-e-tecnicas-de-pesquisa/4851085/ Acesso em: 10/10/2021.

RIO GRANDE DO SUL, Secretaria do Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre, 2018, v.1. Disponível em < http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf> Último acesso em 07 jul. 2020.

SANTOS, T. P. dos; CHAVES, V. E. J. Autismo e educação: os desdobramentos da inclusão escolar. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, [S. l.], p. 12-24, 31 dez. 2016.