Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura

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Prof.ª Roseli Wolschick Rambo
https://orcid.org/0000-0003-4795-2693
Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-8116-7405
Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins
https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

Resumo

A partir do tema inclusão de estudante com autismo no ensino regular e contribuições do plano educacional individualizado, o presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre inclusão escolar, plano educacional individualizado (PEI) e desenvolvimento de competências e habilidades de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular. Acredita-se que a criança com TEA tem o direito de construir aprendizagem e não apenas ser inserida em sala de aula sem um planejamento pedagógico adequado, que considere suas habilidades, suas dificuldades e necessidades. Para identificar achados de estudos já realizados sobre esse tema, foi realizada uma revisão integrativa da literatura na base de dados Scielo e no Google Acadêmico. A investigação revelou que a escola regular ainda necessita de adaptações curriculares para que a inclusão aconteça de fato. Frente a essa discussão, evidenciou-se a importância do uso do PEI para o processo de inclusão na escola regular.

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Detalhes do artigo

Como Citar
RAMBO, R. W.; ALMEIDA, L. R. de; MARTINS, R. L. . Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20342. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale(2007), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu pela Faculdade do Noroeste de Minas(2009) e especialização em habilitação magistério pela Escola Estadual de 1º e 2º graus José de Alencar(1999). Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amizade, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Educação.

Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Universidade La Salle - Unilasalle/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes. Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

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