A Cultura Digital na sala de aula: a reconfiguração dos processos de escolarização e as novas possibilidades do fazer docente

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Prof. Dr. Leonardo Freire Marino
https://orcid.org/0000-0003-4492-1023

Resumo

Atualmente, um número, cada vez maior, de indivíduos estão conectados à rede mundial de computadores e parte considerável das informações que acessamos são disponibilizadas em ambientes virtuais. Este processo impacta, consideravelmente, como produzimos novos conhecimentos e, consequentemente, interfere nas dinâmicas estabelecidas no interior das escolas. Partindo deste cenário, construímos este ensaio. Nosso objetivo é entender como as novas tecnologias informacionais e, consequentemente, a cultura digital, interfere nas práticas de ensino estabelecidas na Educação Básica. Por se tratar de um ensaio, não objetivamos a construção de argumentos definitivos ou a exposição de uma análise conclusiva a respeito da relação entre as novas tecnologias, a cultura digital e as instituições escolares. O que procuramos, por meio de uma revisão de literatura, é estimular o olhar, a capacidade de observação, e incentivar os docentes a perceberem o potencial formativo presente na utilização de metodologias de ensino que incorporem a cultura digital.

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Como Citar
MARINO, L. F. . A Cultura Digital na sala de aula: a reconfiguração dos processos de escolarização e as novas possibilidades do fazer docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20535.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20535. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof. Dr. Leonardo Freire Marino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

É professor-pesquisador na área de Educação, com ênfase na construção de aprendizagens inovadoras e na educação em periferias urbanas. Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua simultaneamente nas turmas de Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), nas disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia (IGEOG) e em dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) e Mestrado Profissional em Ensino da Geografia (PROFGEO). Integra o Laboratório de Ensino em Geografia (LEGEO), onde é líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (GEPEG). Também participa, como pesquisador, dos Grupos de Pesquisa: Geografia história e política (GEOBRASIL - IGEOG/UERJ) e do Núcleo de Games, atividades e Metodologia de Ensino (NUGAME - Colégio Pedro II-RJ). Tem experiência em diversos níveis de ensino e em diferentes linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temáticas associadas as juventudes urbanas, os territórios educativos, os conflitos emanados da violência e a promoção de Direitos.

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