Documentos normativos e a práxis inclusiva na perspectiva freireana: aproximações e distanciamentos

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Andréa da Silva Avanze
https://orcid.org/0000-0003-4899-6508
Mestrando Bernard Martins Monteiro
https://orcid.org/0000-0002-2717-8496
Mestranda Solane Cristina Felicetti Santin
https://orcid.org/0000-0001-6054-5668

Resumo

O presente artigo problematiza a previsão normativa de documentos relativos à inclusão e a práxis na perspectiva freireana procurando discutir as aproximações e distanciamentos entre os documentos normativos de inclusão e as práticas de aprendizagem escolar segundo a teoria freireana. Para tanto, adotou-se a revisão bibliográfica como procedimento metodológico. Da avaliação, emergem dois eixos: aproximações entre documentos normativos de inclusão e as práticas de aprendizagem segundo a teoria freireana; distanciamento entre documentos normativos de inclusão e as práticas de aprendizagem segundo a teoria freireana. O primeiro eixo está mais presente nos documentos e divide-se em dois grupos: o Protagonismo e a Participação, dois pressupostos freireanos. O segundo eixo, aparece de forma mais sutil e associa-se à educação bancária combatida por Freire. Pode-se considerar que o nível de aproximação entre os documentos normativos de inclusão e a teoria freireana não reverbera na práxis educativa escolar concreta, o que remete à fragilidade formativa dos profissionais. Considera-se profícuo que se revisite a formação inicial e continuada de profissionais da educação para inclusão, bem como que se aplique rigorosamente o previsto nos documentos normativos e leve-se em consideração os saberes de todas as pessoas envolvidas no processo de inclusão na formulação de políticas públicas de inclusão.

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Detalhes do artigo

Como Citar
AVANZE, A. da S.; MONTEIRO, B. M.; SANTIN, S. C. F. . Documentos normativos e a práxis inclusiva na perspectiva freireana: aproximações e distanciamentos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20623.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20623. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Doutoranda Andréa da Silva Avanze, Universidade La Salle - UNILASSALE

Doutoranda em Educação, Unilasalle. Docente e Orientadora Pedagógica de Educação Básica na Rede Pública Municipal.

Mestrando Bernard Martins Monteiro, Universidade La Salle - UNILASSALE

Mestrando em Educação, Unilasalle. Docente da Educação Básica.

Mestranda Solane Cristina Felicetti Santin, Universidade La Salle - UNILASSALE

Mestranda em Educação, Unilasalle. Docente da Educação Básica.

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