O binômio teoria-prática na formação inicial de futuros docentes: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica

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Dr.ª Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
https://orcid.org/0000-0001-6196-731X

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do governo federal, sob a governança da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A finalidade do programa reside em fomentar projetos institucionais voltados exclusivamente à formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Este texto traz consigo o seguinte objetivo: apresentar um relato da experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no curso de Pedagogia do Campus Jesualdo Cavalcanti, na área da Alfabetização. Composição do núcleo do subprojeto: 1 coordenadora de área (docente da UESPI); 1 preceptor (professor da rede municipal de ensino público); 8 residentes (alunos do curso de pedagogia da UESPI). A carga horária total foi de 414 horas, distribuídas em três módulos, planejados e executados, considerando níveis crescentes de complexidade. Os resultados dessa experiência nos possibilita tecer algumas considerações: a formação do licenciando, considerando o vínculo entre a teoria e a prática; o incentivo e valorização do professor alfabetizador; a promoção de ações nas escolas-campo, com o apoio da equipe gestora e da equipe docente, de incentivo à aprendizagem e desenvolvimento da criança da educação infantil; o estímulo, por meio de atividades diárias e projetos de leitura, para a melhoria do processo de alfabetização e para a formação de uma educação literária.


 


 

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Como Citar
RIBEIRO, R. M. da C. . O binômio teoria-prática na formação inicial de futuros docentes: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20650.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20650. Acesso em: 27 fev. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr.ª Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora da Universidade Estadual do Piauí no curso de Pedagogia.

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