O binômio teoria-prática na formação inicial de futuros docentes: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do governo federal, sob a governança da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A finalidade do programa reside em fomentar projetos institucionais voltados exclusivamente à formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Este texto traz consigo o seguinte objetivo: apresentar um relato da experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no curso de Pedagogia do Campus Jesualdo Cavalcanti, na área da Alfabetização. Composição do núcleo do subprojeto: 1 coordenadora de área (docente da UESPI); 1 preceptor (professor da rede municipal de ensino público); 8 residentes (alunos do curso de pedagogia da UESPI). A carga horária total foi de 414 horas, distribuídas em três módulos, planejados e executados, considerando níveis crescentes de complexidade. Os resultados dessa experiência nos possibilita tecer algumas considerações: a formação do licenciando, considerando o vínculo entre a teoria e a prática; o incentivo e valorização do professor alfabetizador; a promoção de ações nas escolas-campo, com o apoio da equipe gestora e da equipe docente, de incentivo à aprendizagem e desenvolvimento da criança da educação infantil; o estímulo, por meio de atividades diárias e projetos de leitura, para a melhoria do processo de alfabetização e para a formação de uma educação literária.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, P. C. A. de; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/Consed/Undime, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar 2019. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resultados-e-resumos. Acesso em: 20 maio 2022.
DAY, C. Formar docentes: cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el presorado. Madrid/Espanha: Narcea, 2005.
FONTOURA, H. Formação de Professores para a Justiça Social: uma reflexão sobre a docência na Residência Pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 120-133, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.7932.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREITAS, M. C. de; FREITAS, B. M. de; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto Editora, 1999.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017-2018. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
RIBEIRO, R. M. da C. Responsabilidade social e a formação cidadã. Teresina: EDUFPI, 2014.
SANTOS, D, B. E.; MARTINS, M.; SILVEIRA RAMOS, M.; NETO, H.; MAZOCCO PANIZ, C. A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 42-56, 4 jun. 2020.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.
TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 151-172, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.404.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Corrente, PI: Campus Jesualdo Cavalcanti, 2021.