A qualidade na formação universitária em uma instituição federal: gestão, identidade e cenários

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Rita Eliana Masaro
https://orcid.org/0000-0003-4348-0385
Dr. Alessandro Vinicius de Paula
https://orcid.org/0000-0001-7366-5095
Me. Emerson José da Silva

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as percepções sobre a qualidade na formação universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Centro-Oeste do Brasil, empregando uma abordagem qualitativa por meio da técnica de completar sentenças. Os 202 participantes da pesquisa foram divididos em três grupos: 23 Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), 56 professores e 123 alunos. Identificou-se três categorias que correspondem à percepção da qualidade na formação universitária: gestão (75,1%); identidade (15,1%); cenário (9,6%). Os indicadores predominantes foram oriundos da subcategoria gestão acadêmica, que requerem da universidade e de seus dirigentes: a qualidade na formação acadêmica, o compromisso com a formação, o aumento da prática e métodos em detrimento da teoria, apoio, aumento das pesquisas e projetos, conexão entre a instituição, a comunidade e a sociedade, formação direcionada para o mercado de trabalho e a construção de saberes em busca de soluções compartilhadas.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MASARO, R. E.; PAULA, A. V. de; SILVA, E. J. da . A qualidade na formação universitária em uma instituição federal: gestão, identidade e cenários. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20830.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20830. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Rita Eliana Masaro, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora e pós-doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia no Instituto de Educação  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá – MT, Brasil.

Dr. Alessandro Vinicius de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Psicólogo; Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho & Psicologia Social; Mestre em Psicologia Social; Doutor em Administração. Atua como professor/pesquisador no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).

Me. Emerson José da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019); Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT (2014); Graduado em Educação Física pela UFMT (2006) e graduado em Administração pela UFMT (2000). Trabalha com capacitação e qualificação de pessoal na Secretaria de Gestão de Pessoas da UFMT e iniciou curso de graduação em Psicologia na FASIPE-Cuiabá-MT (2021-).

Referências

ALVARADO-LAGUNAS, E.; LUYANDO-CUEVAS, J. R.; PICAZZO-PALENCIA, E. Percepción de los estudiantes sobre la calidad de las universidades privadas en Monterrey. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 06, n. 17, p. 58–76, 2015. DOI 10.22201/iisue.20072872e.2015.17.162

AMORIM, W. A. C. D.; COMINI, G. M.; FISCHER, A. L. Ensino e pesquisa em gestão de pessoas/gestão de recursos humanos no Brasil: convergência ou divergência. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 03, p. 215–221, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-759020190307

ARAÚJO, M. F.; PAULA, A. V.; PALAZIN, N. A. O. N.; QUEIROZ, K. K. R. Impactos da pandemia de Covid-19 em docentes que exercem cargos de gestão/ administrativo. In: FINELLI, L. A. C.; RUAS, A. M. G. (orgs.). Experiências de educação em tempos de educação híbrida. Guarujá: Editora Científica Digital, 2022, p. 97–107. DOI http://dx.doi.org/10.37885/220809797

ARAÚJO, M. F.; PAULA, A. V.; QUEIROZ, K. K. R.; PALAZIN, N. A. O. N. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o exercício de funções administrativas - investigando as universidades federais do Centro-Oeste brasileiro. In: SILVA, P. F. (org.). Saúde biopsicossocial: cuidado, acolhimento e valorização da vida. 1. ed. Guarujá: Editora Científica Digital, 2022. v. 2, p. 11–26. DOI http://dx.doi.org/10.37885/220910213

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria e Prática em Administração, v. 04, n. 02, p. 131–154, 2014. DOI https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18175

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

COSTA, A. C.; DEMO, G.; PASCHOAL, T. Políticas e práticas de gestão de pessoas produzem servidores públicos resilientes? Evidência da validação de um modelo estrutural e de modelos de mensuração. Review of Business Management, v. 21, n. 01, p. 70–85, 2019. DOI https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i1.3965.

COSTA, D. M.; BARBOSA, F. V.; ZHA, Q.; TRILOKEKAR, R. D. Sistemas de Educação Superior e a Cobrança de Taxas Acadêmicas: Perspectivas e Percepções no Brasil, Canadá e China. BBR. Brazilian Business Review, v. 16, n. 02, p. 136–153, 2019. DOI https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.2.3

CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico – V. 5ª. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, M. I. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar em Revista, v. 35, n. 75, p. 121–133, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029. Acesso em: 19 nov. 2022.

CUNHA, M. I. A qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores: é possível obter avanços? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, n. 02, p. 453–462, 2014. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200011.

CUNHA, M. I. Projeto Observatório da Educação Superior/RIES. CAPES/INEP/MEC. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre. 2011.

FRANCO, M. E. D. P.; AFONSO, M. R.; BORDIGNON, L. S. Gestão universitária: qualidade, investigação científica e inovação educacional. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 05, n. 01, p. 83–103, 2012. DOI https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p83.

LANG, D. W. “World Class” or the curse of comparison? Canadian Journal of Higher Education, v. 35, n. 03, p. 27–55, 2005. DOI https://doi.org/10.47678/cjhe.v35i3.183513.

LIMA, C. C. A.; ROWE, D. E. O. Percepção das políticas de gestão de pessoas e comprometimento organizacional em uma universidade pública. Revista Gestão Organizacional, v. 12, n. 04, p. 118–137, 2019. DOI https://doi.org/10.22277/rgo.v12i4.4791.

MARTINS, H. F.; MARINI, C. Governança Pública Contemporânea: uma tentativa de dissecação conceitual. Revista do TCU, n. 130, p. 42–53, 2014. Disponível em: https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/40. Acesso em: 29 nov. 2022.

MARTINS, H. F.; MARINI, C. Um guia de governança para resultados na administração pública. Brasília: Publix, 2010 - 253 p. (Coleção Publix Conhecimento). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_governanca_resultados_administracao_publica.pdf Acesso em: 28 nov. 2022.

MASARO, R. E.; PAULA, A. V. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 02, p. 705–724, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729.

MAZARO, R. E. O desempenho docente no ensino superior: uma análise dos fatores de qualidade. 2014. 172 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI https://doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-13102014-105453.

MUSSELIN, C. Redefinition of the relationships between academics and their university. Higher Education, v. 65, n. 01, p. 25–37, 2013. DOI https://doi.org/10.1007/s10734-012-9579-3.

PALOMBINO PRIMO, P.; OLIVA, E. C.; KUBO, E. K. M. Gestão estratégica de pessoas para pesquisadores em administração nas universidades privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 20, n. 02, p. 371–396, 2014. DOI https://doi.org/10.1590/1413-2311063201238442.

RIBEIRO, R. M. C. A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais. Revista Internacional de Educação Superior, v. 03, n. 02, p. 357–378, 2017. DOI https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7787.

SAMPAIO, R. M.; LANIADO, R. N. Uma experiência de mudança da gestão universitária: o percurso ambivalente entre proposições e realizações. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 01, p. 151–174, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000100008.

SOARES, P. C. Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, v. 32, n. 92, p. 289–313, 2018. DOI https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180020.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. 02, p. 316–331, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200003.

WECKENMANN, A.; AKKASOGLU, G.; WERNER, T. Quality management – history and trends. The TQM Journal, v. 27, n. 03, p. 281–293, 2015. DOI https://doi.org/10.1108/TQM-11-2013-0125.