A política de saúde na escola: reflexões sobre o planejamento das ações de promoção da saúde

Conteúdo do artigo principal

Me. Cláudia Cristina Pinto Girard
https://orcid.org/0000-0002-1232-7153
Dr.ª Dinair Leal da Hora
https://orcid.org/0000-0002-3278-3914

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo a promoção da saúde dos educandos. O objetivo deste estudo é identificar as políticas que corroboram com a política de saúde na escola e compreender como a inter-relação entre as diretrizes pode ser potencializadora do planejamento intersetorial e da promoção da saúde de escolares. O método é um estudo baseado na abordagem qualitativa; para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e análise documental e buscou-se verificar a relação entre a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a política da educação para a compreensão das diretrizes que tratam do planejamento intersetorial. Constatou-se uma importante inter-relação estre as políticas, suscitando-se a importância deste conhecimento para a articulação em rede; no entanto, verificaram-se fragilidades no conhecimento dos profissionais e falta de suporte destes no planejamento do PSE. Concluiu-se que há necessidade de mais investimentos na educação continuada dos profissionais, monitoramento e avaliação do programa.

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Detalhes do artigo

Como Citar
GIRARD, C. C. P.; HORA, D. L. da . A política de saúde na escola: reflexões sobre o planejamento das ações de promoção da saúde. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21097.048. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21097. Acesso em: 6 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Cláudia Cristina Pinto Girard, Universidade do Estado Pará - UEPA

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Pará em 1993; Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Pará, Especialista em Saúde Pública pela Faculdade FIBRA; Especialista em Acupuntura pela Faculdade CBES , Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública e Ministério da Saúde. Mestre em Enfermagem
pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Assistente da Universidade do Estado Pará. Coordenou o Campus de Tucuruí da Universidade do Estado Pará - UEPA no período de 2018/2019. Atualmente é doutoranda do Programa de pós Graduaçao Educação na Amazônia da Universidade do Estado do Pará/EDUCANORTE.

Dr.ª Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede no período de 2019 a 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social.

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