Ensino de História na ótica das práticas educativas inclusivas: análise das produções acadêmicas brasileiras (2004-2021)

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Karine Maria Lima Lopes
https://orcid.org/0000-0003-1954-6591
Dr.ª Eliza Márcia Oliveira Lippe
https://orcid.org/0000-0002-8832-2893

Resumo

Este artigo tem como finalidade compreender e analisar as articulações entre o ensino de História e as práticas pedagógicas voltadas à Educação Inclusiva. Para tanto, investigamos um conjunto de dissertações e de teses – no período de 2004 a 2021 – que explicitaram a análise de experiências de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar no que tange à formulação didática e à execução processual de propostas de lecionar História que suscitaram o debate crítico acerca da inclusão em sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo teve como instrumento de investigação o Banco Digital de Teses e Dissertações, pautando-se em categorias de análise, tais como abordagens metodológicas, conceitos, vinculação com linhas de pesquisa, sujeitos participantes e lócus de desenvolvimento das produções acadêmicas brasileiras. À luz das discussões historiográficas correlatas ao tema, percebemos o aumento expressivo de dissertações relativas aos usos da metodologia etnográfica para reflexão docente sobre os processos de ensino-aprendizagem peculiares, principalmente, dos discentes que apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, K. M. L. .; LIPPE, E. M. O. Ensino de História na ótica das práticas educativas inclusivas: análise das produções acadêmicas brasileiras (2004-2021). Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21240.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21240. Acesso em: 10 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Karine Maria Lima Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação História & Espaços vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGH-UFRN), especificamente na linha de pesquisa formação, institucionalização e territorialização dos espaços. Graduada em História (Licenciatura) pela mesma instituição e integrante do grupo de pesquisa "Os espaços na modernidade" (UFRN). Tem experiência no desenvolvimento e elaboração de propostas de pesquisas e materiais didáticos nas áreas de História do Brasil República, História Urbana, História do Rio Grande do Norte, Ensino de História, bem como na gestão e na catalogação de documentos materiais abrigados em instituições públicas do poder judiciário. Ao longo de sua formação docente na graduação, atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2017 e 2021, como integrante voluntária do Programa Residência Pedagógica (2020-2021), integrante do projeto de extensão que resultou no filme A província moderna (2018-2019) e estagiária do Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT 21 - Setor de Gestão Documental e Memória). Atualmente, desenvolve uma dissertação relativa à construção e aos usos sociais das praças edificadas na cidade de Natal, nas três primeiras décadas do século XX.

Dr.ª Eliza Márcia Oliveira Lippe, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho campus Bauru. Especialização na área educacional em: Libras; Avaliação Educacional; Psicopedagogia Clínica e Educacional; Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais; Autismo. Especialização em Direito Penal, Constitucional e Administrativo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho campus Bauru e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) Membro do ENCINE - grupo de estudos em ciências e inclusão escolar da Unesp/Ilha Solteira. Atuou como professora de Educação especial na sala de recursos multifuncional de Campinas (2019 - 2020). Atuou como professora do ensino superior nos cursos de administração, comércio exterior e educação física ministrando a disciplina de Libras. Atuou como professora da Escola de Aplicação da FEUSP ministrando a disciplina de Ciências. Atuou como coordenadora acadêmica dos cursos de Administração e Comércio Exterior na Faculdade Iescamp (2016 - 2018) Atualmente é professora tutora do FGV Online na disciplina de Libras e professora visitante no IFMG campus Arcos na area da Educação Especial / Libras. Linhas de Pesquisa: Avaliação Educacional, Gestão democrática, Educação inclusiva, Libras, Fundamentos da Educação e Financiamento da Educação

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