Reflexões sobre o mal-estar docente no campo da Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Roberta Melo de Andrade Abreu
https://orcid.org/0000-0001-8167-1567
Estefani dos Reis Melo
https://orcid.org/0009-0004-9224-2193

Resumo

O exercício profissional na Educação Infantil apresenta trajetória complexa e entremeada pelo mal-estar docente caracterizado como consequência negativa permanente das condições sociais em que se desempenha o exercício profissional, acometendo os profissionais em seu estado psicológico e físico. O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar as origens desse mal-estar por meio de metodologia de análise de conteúdo como técnica de análise de dados no contexto da abordagem qualitativa. Os achados apontam como origem do mal-estar docente fatores diretos e indiretos. Os FATORES DIRETOS indicam a construção histórica da profissão baseada no assistencialismo, além de políticas educacionais de agenda ultraliberal e conservadora que vê a educação pública como fonte de acúmulo de riqueza e as professoras como inimigas. Os FATORES INDIRETOS apontam a permanente vinculação, por parte da sociedade, entre a figura materna e as professoras da Educação Infantil.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ABREU, R. M. de A. .; MELO, E. dos R. . Reflexões sobre o mal-estar docente no campo da Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21242.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21242. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr.ª Roberta Melo de Andrade Abreu, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior. Cursou DEA (Diplomas de Estudos Aprofundados na Universidade de Paris X), na França trabalhando sobre formação e saberes docentes. Possui Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo. Doutorou-se em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é docente das disciplinas Didática, e Estágio Curricular Supervisionado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro pesquisadora do GRIFO, Grupo de Pesquisa em Infâncias, Formação de professores e Políticas públicas(UFRB) e do GEPEL Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade (UFBA).

Estefani dos Reis Melo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bolsista PIBIC/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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