Ensino superior privado-mercantil: repercussões na formação inicial de professores e professoras

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Renata Nassralla Kassis
https://orcid.org/0000-0002-9883-960X
Dr.ª Claudia Dourado de Salces
https://orcid.org/0000-0003-1582-3766

Resumo

O artigo problematiza as repercussões das políticas neoliberais sobre os cursos de formação de professores em Instituições de Educação Superior (IES) privado-mercantis do estado de São Paulo pertencentes a um conglomerado educacional. A partir das lentes do método histórico-dialético, considerando a totalidade em que se insere a Educação Superior e suas determinações, traz discussões oriundas de estudos teórico-empíricos, ocorridos no âmbito de duas pesquisas de doutoramento (KASSIS, 2021; SALCES, 2020) que, apoiados nas formulações de Saviani, Pimenta, Libâneo e outros, destacam a imprescindibilidade da Pedagogia como campo epistemológico na formação inicial. A partir de entrevistas com estudantes, professores e coordenadores dessas IES, evidenciou-se que a visão economicista da educação impacta nas orientações pedagógicas, curriculares e de gestão. Conclui-se pela urgência da propositura de políticas de formação docente distanciadas dos interesses privatistas e que impulsionem a construção da escola pública socialmente justa, referendada por uma pedagogia emancipatória.

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Como Citar
KASSIS, R. N. .; SALCES, C. D. de . Ensino superior privado-mercantil: repercussões na formação inicial de professores e professoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21248.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21248. Acesso em: 12 abr. 2025.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr.ª Renata Nassralla Kassis, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisadora da área de Formação de Professoras e Professores Polivalentes para a Educação Básica. Doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor). Experiência Docente em cursos de Licenciatura em Instituições Privadas e Públicas, especialmente nos cursos de Pedagogia. Experiência em Coordenação e Gestão do Conhecimento no Senac/SP atuando diretamente em projetos educacionais.

Dr.ª Claudia Dourado de Salces, Universidade de São Paulo - Gepefe/USP

Pesquisadora da área de Formação de docentes para o Ensino Superior no grupo de pesquisa GEPEFE, doutora em Educação pela USP e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Letras - Português e bacharel em Linguística, pedagoga (Cruzeiro do Sul), é também especialista em Jornalismo Científico. Tem experiência como docente no Ensino Superior, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Letras. Atuou como docente na Educação Básica na Prefeitura de Campinas e em colégios privados e como consultora acadêmica na Anhanguera Educacional (Kroton). É revisora de textos acadêmicos e corretora de Redação e Língua Portuguesa de vestibulares e concursos de universidades públicas e privadas, além de produzir material didático para cursos presenciais e a distância. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Valinhos (SP).

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