Acessibilidade Policêntrica: contribuições para além das práticas inclusivas centralizadoras

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Amanda Santana Gomes-Silva
https://orcid.org/0000-0003-0425-5601
Doutoranda Soraia Romano
https://orcid.org/0000-0002-5436-9490
Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral
https://orcid.org/0000-0003-3520-3687

Resumo

Este ensaio dedica-se às produções teóricas, documentos e estudos que possam contribuir com a compreensão do conceito da acessibilidade policêntrica e suas potencialidades no contexto educacional brasileiro. O propósito para esse texto é possibilitar, aos profissionais da educação, maior campo de pesquisa e, principalmente, formas para ressignificar suas práticas educativas e de gestão voltadas à escolarização de todos, inclusive das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES-SILVA, A. S. .; ROMANO, S. .; CABRAL, L. S. A. Acessibilidade Policêntrica: contribuições para além das práticas inclusivas centralizadoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21657.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21657. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Amanda Santana Gomes-Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP

Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2022). Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/São Paulo (2017) e Graduação (Licenciatura) em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP/São Paulo (2011). Atuação como Professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais na Rede Pública Municipal de São
Paulo e atualmente exerce a função de Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão no CEFAI. Experiência na área de Educação, com ênfase em EnsinoAprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino colaborativo, educação integral, coensino e política educacional.

Doutoranda Soraia Romano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Neuropsicopedagogia, Direito Educacional e Fonoaudiologia Educacional, com Aprimoramento em Fonoaudiologia pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga. Coordenadora da Consultoria Inclua. Vice- coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Gestão 2023-2025. Especialista em Estratégias Universais pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Orientadora Educacional da Maple Bear ? Unidade Valinhos. Docente da pós-graduação em Educação da Uni FMU, Grupo Alcance, Nova Faculdade, Faculdade Inspirar - Fonoaudiálogo e Faculdade Mozarteum - CEFAC. Direciona seu foco de pesquisas nas áreas de Fonoaudiologia Educacional, Educação, Psicopedagogia, Educação Especial na perspectiva inclusiva, Acessibilidade Policêntrica, Acessibilização, Sistema de Suporte de Multicamadas: DUA, Universalidade, Direitos Humanos, Neurociências, Letramento e Linguagem. 

Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade (GP-IDEA/CNPq). Coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar (CoIDH/SAADE/UFSCar). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE e o GT-11 da ANPEd (Educação Superior). Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma Foro Italico, em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de Doctor Europeaus, pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Cooperação, Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. 

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