Da formação inicial à formação continuada para ensino de inglês: o que dizem os professores de Serra Talhada-PE?

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Larissa de Pinho Cavalcanti
https://orcid.org/0000-0002-3087-1881
Mirian Shirley Gomes da Silva
https://orcid.org/0009-0009-3473-337X

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns dos dados coletados na realização do projeto de iniciação científica “A Formação dos Professores de Inglês e suas Implicações para o Ensino Público de Serra Talhada” desenvolvido entre 2021 e 2022. O objetivo geral do estudo era fazer um levantamento de demandas de formação dos professores municipais de língua inglesa atuando no referido município a partir do perfil de formação desses professores. Fizemos o levantamento das escolas municipais que ofereciam ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, entrevistamos os professores por meio de uma entrevista estruturada e analisamos suas respostas. As entrevistas foram realizadas com nove professores inicialmente de forma online, em decorrência da modalidade híbrida de funcionamento das escolas à época, passando para a modalidade presencial posteriormente. A análise das entrevistas seguiu a leitura interpretativa e discussão à luz da literatura. Foi possível verificar a autopercepção de fluência dos professores bem como suas dificuldades em articular seus saberes sobre metodologias e práticas de ensino-aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTI, L. de P.; SILVA, M. S. G. da. Da formação inicial à formação continuada para ensino de inglês: o que dizem os professores de Serra Talhada-PE?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22220.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22220. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Larissa de Pinho Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Docente adjunta da UFRPE-UAST desde 2015; doutora (2017) e mestra (2013) em linguística pela UFPE; especialista em língua e literatura inglesa pela FAFIRE (2012); docente orientadora vinculada ao programa IsF/ANDIFES.

Mirian Shirley Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Discente da Licenciatura em Letras da UFRPE. Discente de iniciação científica de 2021 a 2022.

Referências

AESET. Histórico da Autarquia Educacional de Serra Talhada – Aeset. Disponível em: http://aeset.edu.br/wp/instituicao/ Acesso em 24 jun. 2023.

ALMEIDA FILHO, J. C. Professor de língua estrangeira sabe a língua que ensina? A questão da instrumentalização linguística. Contextura, São Paulo, v. 1, p. 77-85, 1992.

BORGES, M. C.; AQUINO, O.; PUENTES, R. V. Formação de Professores no Brasil: História, Políticas e Perspectivas. Revista HISTEDBR On-line. n. 42, p. 94-112, jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868 Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, DE 20 de dezembro de 2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002- 19/ Acesso em: 15 de set. de 2021

CELANI, M. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: STURM, L. (org.) Conhecendo a realidade escolar para uma formação inicial crítica e reflexiva de professores de inglês. Campinas, SP: Pontes Editora, 2011.

CONSOLO, D.; MARTINS, M.; ANCHIETA, P. Desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa no curso de Letras: uma experiência. Em Aberto, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 22, n. 81, p. 31-45, ago. 2009. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2406 Acesso em ago. 2022

CUNHA, A.; MICCOLI, L. Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. São Paulo, Parábola, 2016.

DOURADO, M. R. Tendências atuais no ensino de língua inglesa e implicações para formação de professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 168–175, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.ch.ufcg.edu.br/sites/arius/01_revistas/v13n2/07_arius_13_2_tendencias_atuais_ no_ensino_de_lingua_inglesa.pdf Acesso em: 29 de set 2021

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

GIMENEZ, T. Proficiência linguística de futuros professores de inglês. In: CRISTOVÃO, V. L.; GIMENEZ, T. ENFOPLI: construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: Artgraf, 2005.

GIMENEZ, Telma. Para Além das questões linguísticas: ampliando a base de conhecimentos de professores de línguas. In.: MEDRADO, Betânia Passos e REICHMANN, Carla Lynn (Orgs.). Projetos e Práticas na Formação de Professores de Língua Inglesa. João Pessoa: EDUFPB, 2012, p. 17-28.

IALAGO, A. M.; DURAN, M. C. G. Formação de professores de inglês no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 23, p. 55-70, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189117303004.pdf Acesso em: 10 set. 2021

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.

MACHADO, R.; CAMPOS, T.; SAUNDERS, M. do C. História do ensino de línguas no Brasil: Avanços E Retrocessos, HELB. 2007. Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-1-no-1-12007 Acesso em: 06 de out. 2021

NOGUEIRA, M. C. B. Ouvindo a voz do (pré) adolescente brasileiro da geração digital sobre o livro didático de inglês desenvolvido no Brasil. 2006. 182 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi/db2www/PGRo490.d2w/input?linPrg=pt. Acesso: 10 set. 2021

NOGUEIRA, M. Os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos: Sua Importância na História do Ensino de Línguas no Brasil. História do ensino de línguas no Brasil, ano 4, v. 4. 2010. Disponível: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-4-no-4-12010/138-%20os-centros-binacionais-brasil-estados-unidos-sua-importancia-na-historia-do-ensino-de%20linguas-no-brasil em: 06 de out. de 2021

OLIVEIRA, L. E. M. A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951). 194 p. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária). Faculdade de letras, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175469 Acesso em: 30 de janeiro de 2021

OLIVEIRA, E. C. A prática educacional de professores iniciantes nas escolas de ciclos. In: ABRAHÃO, M. H. V. (Org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, 2004. p. 45-59

OLIVEIRA, L. A. O. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola, 2015.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em: 06 de set. de 2021.

NETO, José Batista; SANTIAGO, Eliete. Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores. Linhas Críticas, Brasília, DF, n.46, p. 584-605, set. /dez. 2015. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/SL/article/view/11155/8639. Acesso em: 10 jun. 2022

SOUZA, J. B. de; SANTOS, E. J. S.; SANTOS, G. C. dos. Formação do professor de língua inglesa: por um ensino de qualidade. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 9, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/74701051/Forma%C3%A7%C3%A3o_Do_Professor_De_L%C3%ADngua_Inglesa_Por_Um_Ensino_De_Qualidade Acesso em: 10 jun. 2022

TANURI, L. M. História da formação de professores. In Revista Brasileira de Educação. n. 14, p. 61-193, mai-ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05 Acesso em: 21 jan. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

UFRPE. Curso de licenciatura em Letras. 31 maio 2023. Disponível em: http://uast.ufrpe.br/curso-licenciatura-em-letras Acesso em 24 jun. 2023

ZAMBONI, A. A formação do professor de língua inglesa: um estudo Interpretativo das ementas na formação inicial. Dissertação. 115f. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36561/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 Jan. 2020.