Da formação inicial à formação continuada para ensino de inglês: o que dizem os professores de Serra Talhada-PE?

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Larissa de Pinho Cavalcanti
https://orcid.org/0000-0002-3087-1881
Mirian Shirley Gomes da Silva
https://orcid.org/0009-0009-3473-337X

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns dos dados coletados na realização do projeto de iniciação científica “A Formação dos Professores de Inglês e suas Implicações para o Ensino Público de Serra Talhada” desenvolvido entre 2021 e 2022. O objetivo geral do estudo era fazer um levantamento de demandas de formação dos professores municipais de língua inglesa atuando no referido município a partir do perfil de formação desses professores. Fizemos o levantamento das escolas municipais que ofereciam ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, entrevistamos os professores por meio de uma entrevista estruturada e analisamos suas respostas. As entrevistas foram realizadas com nove professores inicialmente de forma online, em decorrência da modalidade híbrida de funcionamento das escolas à época, passando para a modalidade presencial posteriormente. A análise das entrevistas seguiu a leitura interpretativa e discussão à luz da literatura. Foi possível verificar a autopercepção de fluência dos professores bem como suas dificuldades em articular seus saberes sobre metodologias e práticas de ensino-aprendizagem.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTI, L. de P.; SILVA, M. S. G. da. Da formação inicial à formação continuada para ensino de inglês: o que dizem os professores de Serra Talhada-PE?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22220.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22220. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Larissa de Pinho Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Docente adjunta da UFRPE-UAST desde 2015; doutora (2017) e mestra (2013) em linguística pela UFPE; especialista em língua e literatura inglesa pela FAFIRE (2012); docente orientadora vinculada ao programa IsF/ANDIFES.

Mirian Shirley Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Discente da Licenciatura em Letras da UFRPE. Discente de iniciação científica de 2021 a 2022.

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