A identidade profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: narrativas de trajetórias

Conteúdo do artigo principal

Augustto de Paula Guimarães
https://orcid.org/0009-0007-7576-7037
Dr.ª Adair Mendes Nacarato
https://orcid.org/0000-0001-6724-2125

Resumo

Neste texto, teve-se como foco a identidade profissional de professoras pedagogas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visou-se responder à seguinte questão: O que as professoras narram sobre sua trajetória profissional e a constituição de seu ideário pedagógico? Buscou-se investigar os aspectos que interferem na constituição da identidade da professora pedagoga, considerando as narrativas produzidas por cinco docentes. O material empírico consistiu em entrevistas, na modalidade narrativa, com cinco docentes pedagogas. A análise, na perspectiva compreensivo-interpretativa, aponta indícios de marcas das experiências vividas como estudantes em seu modo de conceber o ensino e a aprendizagem dos alunos; desvela a influência das relações de afetividade experienciadas na escolha da docência; deixa ver os desafios do início da docência e os modos de superá-los, narrados pelas professoras; revelam o quanto isso contribui para a constituição identitária. As professoras consideraram-se em constante processo de formação, assumindo-se como sujeitos inacabados.

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Detalhes do artigo

Como Citar
GUIMARÃES, A. de P.; NACARATO, A. M. . A identidade profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: narrativas de trajetórias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22225.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22225. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Augustto de Paula Guimarães, Universidade São Francisco

Professor da rede pública municipal de Itatiba. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Universidade São Francisco

Dr.ª Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em Matemática pela PUC Campinas; mestre e doutora em Educação pela FE/Unicamp; professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco e do curso de Pedagogia.

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