Neoliberalismo escolar: Subjetivações submissas da educação brasileira

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Dr.ª Giuliana Volfzon Mordente
https://orcid.org/0000-0001-6352-9663
Dr. Francisco Teixeira Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6481-6509

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os efeitos do neoliberalismo escolar na educação brasileira, explorando suas operações nas políticas públicas e suas táticas de controle subjetivo. Os referenciais teóricos incluem autores como Laval (2019), Guattari (1992), Freitas (2014a), Leher (2022) e Motta (2013), fornecendo uma base crítica para investigar as relações entre neoliberalismo e educação. Utilizando uma abordagem pautada na Psicologia Social, foi realizada uma revisão bibliográfica, configurando cinco categorias explicativas referentes às diversas camadas desse fenômeno. Os resultados revelam cinco eixos de análise: a financeirização da educação, o ethos empresarial, a mercantilização da educação, o balcão de negócios e a produção do sujeito neoliberal. Destaca-se a ênfase em medidas de eficiência, competição e privatização, em detrimento de horizontes de equidade e inclusão. Este estudo contribui para o mapeamento de processos presentes no sistema educacional sob o ataque neoliberal, destacando a necessidade de políticas que priorizem a justiça social.

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Como Citar
MORDENTE, G. V.; PORTUGAL, F. T. Neoliberalismo escolar: Subjetivações submissas da educação brasileira. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23175.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23175. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Dr.ª Giuliana Volfzon Mordente, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta de Psicologia Educacional da UERJ, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Psicóloga (UFRJ) e Pedagoga. Doutora e Mestre em Psicologia Social (PPGP/UFRJ).  

Dr. Francisco Teixeira Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1995) e doutorado (2002) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

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