Políticas de privatização da educação básica em Angola: causas e implicações causes and implications

Conteúdo do artigo principal

Doutorando Paulino Gregório Armando Kuebo
https://orcid.org/0000-0001-6164-2064
PhD. António António
https://orcid.org/0000-0001-7573-1885

Resumo

Neste artigo discute-se a problemática da privatização da educação em Angola sob o avanço de políticas públicas que favorecem o setor privado. O objetivo geral do estudo consiste em refletir em torno da garantia do direito à educação básica obrigatória no cenário político do Sistema Educativo Angolano, diante da privatização e da dependência financeira das organizações internacionais. Esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, foi realizada por meio da metodologia documental-bibliográfica, com a análise de legislações, planos e relatórios nacionais. Os resultados do estudo indicam uma tendência crescente de firmação do setor privado e público-privado no Sistema Educativo Angolano. O Estado de Angola necessita contar com o financiamento internacional das organizações multilaterais para minimizar fragilidades, o que favorece a privatização. A gestão do setor privado pesa sobre as finanças dos pais e encarregados de educação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
KUEBO, P. G. A.; ANTÓNIO, A. Políticas de privatização da educação básica em Angola: causas e implicações: causes and implications. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23206.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23206. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Doutorando Paulino Gregório Armando Kuebo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Ensino de Matemática pela Universidade 11 de Novembro (2015) e mestrado em Matemática para Professores pela Universidade da Beira Interior (2018). Atualmente é professor do Instituto Superior Politécnico do Soyo/Angola e Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente no seguinte tema: Políticas Educacionais, Currículo e Formação de Professores. INTEGRANTE DO LABORATÓRIO E GRUPO DE PESQUISA ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS CURRICULARES NAPE/UDESC/CNPq 

PhD. António António, Gabinete Provincial da Educação de Malanje - Angola

Possui Graduação em Pedagogia, Gestão escolar pela Universidade 11 de Novembro (2014), Mestrado em Educação especial e Psicopedagogia - Universidad Católica del Maule (2019) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2023). Atualmente é professor vinculado ao Ministério da Educação de Angola, atuando na Província de Malanje. Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas Voltadas a Educação Especial e Inclusiva e Metodologia de Investigação Científica.

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