A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001

Conteúdo do artigo principal

Lucas André Teixeira
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
Jandira Líria Biscalquini Talamoni

Resumo

A aceleração dos desenvolvimentos econômico e científi co causada pelo sistema de produção e pela ciência mecanicista fez surgir novas estruturações de poder e novos problemas políticos e sociais, inclusive os ambientais, consolidando-se, assim, um período de crises disseminadas nos vários âmbitos da sociedade. Em tal conjuntura, a refl exão sobre as principais causas da problemática ambiental apresenta- se como necessidade para o campo da educação ambiental. Considerando, portanto, que a atual crise ambiental está diretamente relacionada ao modo e aos meios de produção do sistema capitalista, entende-se que as iniciativas no âmbito da educação ambiental devem refl etir, a partir de um processo histórico e dialético, sobre o que preconiza a sociedade do capital. Diante das diversas concepções e abordagens teórico-práticas existentes na educação ambiental, os princípios da educação ambiental crítica podem criar condições para o enfrentamento da crise estrutural que estamos vivenciando, a partir do processo educativo. Entendida como um processo político de apropriação crítica e refl exiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social, pretendemos articulá-la às formulações teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica , com vistas a apresentar uma refl exão que contribua para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental, especialmente no que diz respeito à formação dos professores que desenvolvem projetos no âmbito escolar. Assim, o presente estudo objetiva evidenciar as contribuições da fi losofi a da práxis na formação do educador ambiental, tendo como fundamentação os pressupostos teóricos inseridos na vertente da educação ambiental crítica.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
TEIXEIRA, L. A.; TOZONI-REIS, M. F. de C.; TALAMONI, J. L. B. A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 227–237, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3506. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Lucas André Teixeira

Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru)

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Botucatu)

Jandira Líria Biscalquini Talamoni

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru).