A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001

Conteúdo do artigo principal

Lucas André Teixeira
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
Jandira Líria Biscalquini Talamoni

Resumo

A aceleração dos desenvolvimentos econômico e científi co causada pelo sistema de produção e pela ciência mecanicista fez surgir novas estruturações de poder e novos problemas políticos e sociais, inclusive os ambientais, consolidando-se, assim, um período de crises disseminadas nos vários âmbitos da sociedade. Em tal conjuntura, a refl exão sobre as principais causas da problemática ambiental apresenta- se como necessidade para o campo da educação ambiental. Considerando, portanto, que a atual crise ambiental está diretamente relacionada ao modo e aos meios de produção do sistema capitalista, entende-se que as iniciativas no âmbito da educação ambiental devem refl etir, a partir de um processo histórico e dialético, sobre o que preconiza a sociedade do capital. Diante das diversas concepções e abordagens teórico-práticas existentes na educação ambiental, os princípios da educação ambiental crítica podem criar condições para o enfrentamento da crise estrutural que estamos vivenciando, a partir do processo educativo. Entendida como um processo político de apropriação crítica e refl exiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social, pretendemos articulá-la às formulações teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica , com vistas a apresentar uma refl exão que contribua para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental, especialmente no que diz respeito à formação dos professores que desenvolvem projetos no âmbito escolar. Assim, o presente estudo objetiva evidenciar as contribuições da fi losofi a da práxis na formação do educador ambiental, tendo como fundamentação os pressupostos teóricos inseridos na vertente da educação ambiental crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TEIXEIRA, L. A.; TOZONI-REIS, M. F. de C.; TALAMONI, J. L. B. A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 227–237, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3506. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Lucas André Teixeira

Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru)

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Botucatu)

Jandira Líria Biscalquini Talamoni

Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru).