Educação e sustentabilidade: relações possíveis - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0006

Conteúdo do artigo principal

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Resumo

A partir da defi nição da educação ambiental como um processo de formação humana para a transformação das relações entre a sociedade e o ambiente, este artigo explicita os referenciais teóricos de nossos estudos, compreendendo-os não como “camisas de força” que nos obrigam a repetir e reproduzir análises pré-estabelecidas, mas como um caminho, como um método de interpretação da realidade, de busca na essência dos fenômenos estudados, o mundo real. O referencial teórico apresentado nos ajuda, portanto, a superar o caráter fragmentado da elaboração do conhecimento proposto pelas metodologias em cujo eixo epistemológico estão abrigados o empirismo, o positivismo e o idealismo, e a descobrir as leis dos fenômenos de cujo estudo nos ocupamos. Auxilia-nos, também, a captar detalhadamente as articulações dos problemas, analisar as evoluções, rastrear as conexões entre os fenômenos que os envolvem. Trata-se do método materialista histórico-dialético formulado por Marx e aqueles que se seguiram a ele, conhecido também como a fi losofi a da práxis. A partir desse referencial, problematizamos no texto a relação entre educação ambiental e sustentabilidade, trazendo os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade para a discussão, concluindo que na perspectiva crítica que aqui explicitamos a educação ambiental para a sustentabilidade é um processo que articula teoria e prática para a transformação das relações das sociedades com o ambiente. Essa é a dimensão crítica da educação ambiental que compreendemos.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
TOZONI-REIS, M. F. de C. Educação e sustentabilidade: relações possíveis - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0006. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 293–308, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3514. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Botucatu).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)