Universidade medieval no século XIII: um estudo de suas origens sob o olhar da historiografia francesa. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0012

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula dos Santos Viana
Terezinha Oliveira

Resumo

Neste texto apresentamos um estudo a respeito da universidade medieval presente na História da Educação. Nosso propósito é analisar suas origens no século XIII, por meio do estudo das interpretações historiográficas francesas produzidas no século XX, com ênfase nos medievalistas franceses Jacques Le Goff e Jacques Verger. Além das obras desses autores, utilizamos outras de autores contemporâneos que se dedicaram ao estudo dessa instituição e período. Preocupamos com o sentido de formação docente, por isso estudaremos as origens de onde esta se inicia – nas Universidades. Acreditamos que as formulações historiográficas mostram a importância das universidades como instituições que primam pela preservação e estruturação do saber, sendo esta instituição ainda hoje o espaço de formação docente. Desse modo, é necessário entendermos as reflexões dos autores em análise em consonância com as questões históricas. A metodologia escolhida foi a História Social, sob a qual tentamos observar o objeto considerando-o como parte constituinte da totalidade histórica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VIANA, A. P. dos S.; OLIVEIRA, T. Universidade medieval no século XIII: um estudo de suas origens sob o olhar da historiografia francesa. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0012. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 215–232, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4283. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Viana, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universiddae Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011).

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).