DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Suzana dos Santos Gomes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o papel da Didática na formação do professor para o Ensino Superior, abordando especialmente a construção da identidade profissional, os saberes docentes e a prática pedagógica de profissionais iniciantes nesse nível de ensino. Os dados foram obtidos através da abordagem sócio-histórica, envolvendo estudo de caso de natureza qualitativa, observação participante, análise documental e entrevistas com alunos de mestrado e doutorado. O referencial teórico envolveu pesquisas sobre a formação de professores, sobretudo no campo da Didática do Ensino Superior, entre eles: Veiga & Castanho (2001), Tardif (2002), Cunha (2007), Enricone (2007), e Pimenta & Anastaciou (2010). Nesse estudo, a Didática é entendida como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos específicos e os conhecimentos pedagógicos; a atividade docente é vista como multifacetada e marcada pela complexidade, características essas que demandam compreensão sobre as origens do professor, sobre o que ele pensa, como interage no espaço profissional e as relações que estabelece com seus alunos no contexto da sala de aula. Considerou-se fundamental identificar a contribuição e o lugar do saber didático na formação e na atividade docente, apreender os processos de produção da identidade profissional e do saber ensinar em situações concretas. Os resultados destacam investimento na formação continuada de professores para o Ensino Superior como um dos fatores determinantes para a qualidade universitária e a emergência da inserção de novas metodologias nos processos de ensino-aprendizagem.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, S. dos S. DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 48–60, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Suzana dos Santos Gomes é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro do Núcleo Pr@xis/CNPq - Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora de Didática nos Cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão em Educação.

E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br