HEGEMONIA DISCURSIVA E CONSENSO ATIVO

Conteúdo do artigo principal

Solange Martins Oliveira Magalhães
Jackeline Império Soares

Resumo

O tortuoso e difícil processo de questionamento sobre o trabalho docente passa pela análise do desenvolvimento do sujeito social, entendendo que esse exige para sua efetivação a relação trabalho-educação como atributos da humanização. A origem do homem e da educação coincide, mas o trabalho é a característica essencial que define o homem em sua totalidade. O que o homem é, é-o pelo trabalho; com ele se desenvolve, se aprofunda e se complexifica ao longo do tempo. A partir de uma perspectiva histórico crítica que destaca os aspectos ontológico e histórico dos fenômenos estudados, elegemos a categoria trabalho-educação para entender o processo que orienta e alimenta o trabalho docente, como atividade que tem a potência de desenvolver sujeitos emancipados, participantes críticos da vida da sociedade. Para compreender a relação trabalho-educação, tomamos a produção acadêmica publicada na ANPEd, no recorte período 2009-2013, do Grupo de Trabalho (GT): Formação de Professores, como representativa dos discursos acadêmicos. Analisamos o posicionamento epistemológico e político dos artigos, assumidamente críticos e dialéticos, destacando como sustentam a relação trabalho-educação. Os resultados a presença de hegemonia discursiva, quando críticos contra hegemônicos visam à qualidade social para a educação, preocupam-se com o desenvolvimento de processos e potencialidades dos sujeitos, inserindo-os em atividades que possibilitam a apropriação de conhecimentos, com vistas tanto à qualificação teórico-técnica, tanto quanto à compreensão crítica das posturas baseadas na ética das relações assimétricas e da produção da submissão nos indivíduos via trabalho docente; quando hegemônicos fortalecem o consenso ativo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
307
Mar 16 '18Mar 19 '18Mar 22 '18Mar 25 '18Mar 28 '18Mar 31 '18Apr 01 '18Apr 04 '18Apr 07 '18Apr 10 '18Apr 13 '185.0
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
MAGALHÃES, S. M. O.; SOARES, J. I. HEGEMONIA DISCURSIVA E CONSENSO ATIVO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 135–148, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7609. Acesso em: 10 maio. 2025.
Seção
17(2)
Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia. FAculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Jackeline Império Soares, Universidade Federal de Goiás

Pedagoga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.