A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho objetivou refletir sobre a Política da Educação do Campo no Brasil e o protagonismo do homem do campo na articulação entre uma prática pedagógica problematizadora e o reconhecimento identitário dos saberes locais. Foram analisados os principais instrumentos jurídicos relacionados à construção da Educação do Campo no Brasil e artigos científicos sobre o tema. Educação é um direito publico, e há políticas públicas garantindo o acesso ao ensino obrigatório e gratuito. A Política da Educação do Campo, ao considerar as particularidades da formação humana no e do campo, valoriza a identidade e a diversidade das pessoas que vivem e trabalham no meio rural.Como estratégia direcionada às populações do campo, a adoção da Pedagogia da Alternância representa um processo dinâmico, dialógico e participativo,propiciador do empoderamento do sujeito do campo por meio da aprendizagem como experiência e vivência de e no mundo. A valorização dos diferentes saberes dos sujeitos locais faz com que a Educação do Campo seja uma política educativa identitária, que resgata elementos que privilegiem o ser humano na sua integralidade, instrumentalizando-o para intervenção e transformação da sua realidade, mas que precisa de autonomia e democracia para preservar a identidade e a dinâmica da sociedade camponesa.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.