A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.