A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Main Article Content
Abstract
O objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.