Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química

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Cristiane Beatriz Dal Bosco
Marcia Borin da Cunha

Resumo

Na maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação. Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos. Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor. O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais. Este material foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio para sua avaliação enquanto instrumento didático.

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Detalhes do artigo

Como Citar
DAL BOSCO, C. B.; DA CUNHA, M. B. Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399. Acesso em: 8 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo