Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Beatriz Dal Bosco
Marcia Borin da Cunha

Resumo

Na maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação. Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos. Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor. O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais. Este material foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio para sua avaliação enquanto instrumento didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DAL BOSCO, C. B.; DA CUNHA, M. B. Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo