A construção do pensamento pedagógico em um quintal da globalização

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Marília Faria de Miranda

Abstract

Com este artigo objetivamos comentar o processo histórico de elaboração do ideário pedagógico brasileiro e as influências que o impregnaram. Ele faz parte da revisão de literatura na pesquisa que culminou em nossa tese de Doutoramento1. Na introdução do tema discorremos sobre a evolução do processo de Ocidentalização do Mundo, também denominado de Globalização. Delineamos a explicação do entendimento da Nova Ordem Mundial como sendo a organização do mundo em uma grande aldeia global (concretizada por meio da internacionalização da economia, bem como da revolução informacional). Desse modo, cada país seria um quintal dessa Aldeia e, o Brasil, um quintal da globalização. Nessa estrutura, as implicações da atual fase,matizam a reorganização do pensamento pedagógico nos diversos quintais do mundo e, inclusive no Brasil  objeto de reflexões neste texto. Por meio do estudo de diversos autores, no decorrer do trabalho, demonstramos que a influência e a interferência das organizações políticas e econômicas globalizadas têm se mostrado presentes na história brasileira, em todas as áreas componentes da Sociedade e em todas as reformas educacionais, ao longo do seu percurso. Entendemos que, além dessas nossas reflexões, muitas outras questões educacionais demonstram o quanto a educação escolar ainda é incipiente, precária e, assim também, o pensamento pedagógico brasileiro. Concluindo: estas constatações contribuirão para se documentar a evolução da educação escolar remetendo ao tema proposto. Em outras palavras, julgamos importante investigar a expressão do pensamento pedagógico brasileiro nos contextos regionais e locais na contemporaneidade, sendo este o tema de nossas pesquisas nos últimos anos.

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How to Cite
DE MIRANDA, M. F. A construção do pensamento pedagógico em um quintal da globalização. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1462. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo