Early childhood education and some paradoxes in the context of the Covid-19 pandemic

Main Article Content

Nayara Alves Macedo
https://orcid.org/0000-0001-7700-2387
Fabiana Nery de Lima Pessanha
https://orcid.org/0000-0003-3523-4950
Carolina Silva de Alencar

Abstract

This text presents a dialogue on the challenges faced by the childhood school in the context of the covid-19 pandemic. Our objective is to discuss some paradoxes that have emerged in the current condition of life of children and their families, seeking to present some reflections on the new challenges for Early Childhood Education. These reflections, brought by the look of three teacher-researchers (GARCIA, 2008) of the children who work in public equipment for early childhood education in the eastern region of Rio de Janeiro and who have ethnography as the main methodology of their research. In dialogue with some authors such as López (2018), Kohan (2018), Zago (2000), Harvey (2020), our reflexive paths were being built, face a time of so many uncertainties.


Keywords: Early childhood education; family-school relationship; covid-19

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
ALVES MACEDO, N.; NERY DE LIMA PESSANHA, F.; SILVA DE ALENCAR, C. Early childhood education and some paradoxes in the context of the Covid-19 pandemic. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16035.209209226804.0615. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16035. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Author Biographies

Nayara Alves Macedo, Colégio Pedro II

Mestre em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP), Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) e em Psicopedagogia (FAMATH). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II. Como professora de educação infantil no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Fabiana Nery de Lima Pessanha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ Faculdade Formação de Professores

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação (UERJ - 2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2003). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Atualmente, atua como Pedagoga - Supervisora Educacional - na Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ (FME) e como Professora Inspetora Escolar - na Secretaria de Estado de Educação/RJ (SEEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Planejamento e Avaliação Educacional.

Carolina Silva de Alencar, Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ (2013), especialização lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATH (2015), Mestrado em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ (2019). Atualmente é professora de Educação Infantil na redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e Niterói; Mediadora presencial de disciplinas pedagógicas (Estágio Supervisionado I, Prática de Ensino I e Fundamentos da Educação IV) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, pelo Consórcio CEDERJ; Orientadora colaboradora de TCC, no curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pelo Consórcio CEDERJ.